loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/07/2025 | Ano | Nº 6002
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN12102022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A população alagoana foi surpreendida no início da manhã de ontem com duas operações da Polícia Federal, uma das quais com busca e apreensão no Palácio República dos Palmares, na Assembleia Legislativa e em residências particulares.

A primeira delas ocorreu em três estados, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas, onde 51 pessoas estariam envolvidas em fraudes da parcela Nordeste, auxílio concedido pelo governo federal. As operações foram realizadas durante toda a manhã e envolveram dezenas de policiais federais.

Entre as medidas judiciais autorizadas pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz está o afastamento do governador Paulo Dantas, numa Operação denominada Edema, que apura supostos esquemas de rachadinhas na Assembleia Legislativa.

INTERDIÇÃO

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, apenas o gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, os Recursos Humanos e o Setor Financeiro foram interditados pela PF. Os demais setores foram liberados para que os servidores pudessem exercer suas atividades.

INTERROGAÇÃO

Durante todo o dia, analistas políticos discutiam sobre a operação da Polícia Federal, colocando em dúvida se isso complicaria a situação do governador Paulo Dantas ou se o beneficiaria politicamente.

DIVERSOS MANDADOS

Foram 11 os mandados de busca e apreensão no Palácio, Assembleia e residências, mas o fato que chamou à atenção foi a determinação do STJ de afastar o governador Paulo Dantas de suas funções, exatamente quando a campanha para a realização do segundo para o governo de Alagoas está em plena efervescência.

SUSPENSA

Coincidentemente, a entrevista coletiva convocada pelo candidato ao governo do Estado Rodrigo Cunha foi suspensa logo às 6 horas da manhã, muito embora sua assessoria não tenha informado qual o assunto que estaria na pauta.

AÇÃO FEDERAL

Tomados de surpresa, servidores do Poder Executivo não puderam nem entrar nem sair do Palácio República dos Palmares, enquanto os policiais federais faziam uma varredura em documentos nas secretarias e no próprio gabinete do governador Paulo Dantas.

ACOMPANHAMENTO

No Palácio, acompanharam as buscas e apreensões o secretário executivo de Gestão Interna do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, e o coronel André, do Gabinete Militar. Vários documentos foram apreendidos para posterior investigação da Polícia Federal.

LIGAÇÃO

Muito embora a própria PF se mantivesse ao longo do dia silenciada sobre os acontecimentos, nos bastidores a avaliação era de que a ação deve ter sido motivada por interesses políticos na campanha para o governo, que está bastante acirrada.

REFORÇO POLICIAL

Para as duas operações policiais, inclusive sobre fraudes no auxílio emergencial, a Polícia Federal recebeu reforços de outros estados para desempenhar a missão. Para isso, uma aeronave da Polícia Federal aterrissou logo cedo em Maceió trazendo dezenas de agentes.

DENÚNCIAS

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informou, nesta terça-feira (11), que o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu 522 denúncias de propaganda irregular e crimes eleitorais em Alagoas, no primeiro turno das eleições gerais, em de outubro. Ainda não houve denúncia no período de 3 de outubro até ontem.

» A Rádio 98 FM realizará sabatina nos dias 24 e 25 de outubro, com os dois candidatos ao governo de Alagoas neste segundo turno.

» A transmissão das entrevistas será realizada ao vivo também para a TV Mar, o portal Gazetaweb e as Rádios 98 Maceió, Gazeta FM Arapiraca e Gazeta FM Pão de Açúcar

» O sorteio definiu que dia 24/10 será a vez do candidato Rodrigo Cunha, e dia 25/10 a sabatina será com o candidato Paulo Dantas..

» A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBMTU) informa que, nesta quarta-feira (12), não haverá circulação comercial de trens em Maceió por causa do feriado dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

Relacionadas