app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5714
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN13102022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 13/10/2022 - Matéria atualizada em 13/10/2022 às 04h00

Incomodado com o fraco desempenho do seu candidato Rodrigo Cunha ao governo do Estado, o deputado Arthur Lira, segundo seus adversários, tem utilizado recursos mesquinhos para impedir a reeleição do governador Paulo Dantas.

Considerando que a operação da Polícia Federal foi eleitoreira para impedir sua eleição que avança a passos largos, o governador vai mais longe ao afirmar que a democracia sofreu um ataque ao ser afastado do cargo pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça. O governo do Estado foi notificado ontem da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o afastamento de Dantas , e o vice-governador, José Wanderley Neto, assumiu o cargo.

Hoje à tarde, o pleno do STJ se reunirá para confirmar ou não a limitar que afastou Paulo Dantas do governo.


DIFICULDADES

Em contato com a coluna, aliados de Paulo Dantas informaram das dificuldades da Procuradoria Geral do Estado em ter acesso aos autos, o que dificulta, naturalmente, sua linha de defesa contra as acusações que foram dirigidas ao governador.


USO POLÍTICO

No entendimento de juristas e intelectuais, ocorreu uma politização nas ações da Polícia Federal, alegando, inclusive, que o governador não poderia ter sido afastado em face das acusações de supostos desvios de conduta terem ocorrido quando ele ainda era deputado estadual, em 2019.


DESESPERO

Analistas políticos disseram ontem que a ação da Polícia Federal contra o governador Paulo Dantas não abalou a disposição do eleitorado neste segundo turno, o que demonstra o desespero da tropa de Arthur Lira com o baixo desempenho do seu candidato Rodrigo Cunha.


ABALADA

Desde ontem que a população vive momentos de expectativa com a operação da Polícia Federal que realizou buscas e apreensões no Palácio República dos Palmares, na Assembleia Legislativa e em residências de autoridades, que culminou com o afastamento do governador Paulo Dantas de suas funções.


DÚVIDA

A dúvida durante todo o dia foi se essa operação policial oriunda da Operação Edema que investiga supostos atos de rachadinhas na Assembleia Legislativa vai prejudicar ou favorecer Paulo Dantas, candidato à reeleição.


SUPOSTOS INDÍCIOS

Muito embora a operação determinada pelo Superior Tribunal de Justiça tenha requisitos técnicos, avaliadores não deixam de lado a possibilidade da influência política para que a ação fosse concretizada, o que viria ajudar na candidatura do candidato que praticamente não saiu do lugar nas pesquisas de opinião.


CONSEQUÊNCIAS

O afastamento do governador Paulo Dantas da função de gestor maior da administração pública estadual poderá não ter influência no resultado das urnas, avalia um integrante do Palácio República dos Palmares. Ou melhor, poderia ter um efeito exatamente ao contrário.


GUIA ELEITORAL

Como ainda não há nenhum impedimento, a equipe do governador Paulo Dantas vai continuar trabalhando normalmente em peças pontuais no Guia Eleitoral, esclarecendo, principalmente, a situação da campanha e tentando desmistificar as denúncias de que está sendo alvo. A verdade, é que a partir de agora o Guia Eleitoral será um instrumento obrigatório todos os dias para se saber o que está realmente acontecendo nos bastidores.

» O candidato à reeleição de governador Paulo Dantas (MDB) continua acumulando apoios políticos importantes para o 2° turno da eleição. » Depois de Rui Palmeira (PSD) e do deputado estadual reeleito Antônio Albuquerque (Republicanos), agora é a vez do ex-deputado federal e professor de jornalismo Régis Cavalcante (Cidadania). » Por isso, em comemoração ao mês do idoso, a Semas realiza um evento para os idosos que participam dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos formados nos bairros da capital. » A Festa na Lagoa acontece neste sábado (15), na Rua Aberta da orla lagunar, no bairro Vergel do Lago, a partir das 15h.

Mais matérias
desta edição