loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/07/2025 | Ano | Nº 6002
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01112022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O senador Rodrigo Cunha bem que reagiu durante o final da campanha ao ganhar nos três maiores colégios eleitorais, Maceió, Rio Largo e Arapiraca, mas não foi suficiente para vencer as eleições. Paulo Dantas ganhou em 82 municípios e consolidou a vitória, enquanto Cunha teve bom desempenho apenas em 20.

No início os dois candidatos disputavam voto a voto, mas, ao abrir as urnas em alguns municípios, Paulo Dantas começou a se distanciar, garantindo sua reeleição. Na contabilização final, o governador Paulo Dantas ganhou com uma diferença de 74.294 votos.

AUMENTA A ABSTENÇÃO

Ao contrário do que se esperava, o número de abstenções cresceu neste segundo turno. Foram mais de 540 mil pessoas que deixaram de votar, afora os votos brancos e nulos.

PROVOCAÇÃO

Na madrugada de ontem, um trio-elétrico tirou o sossego da população, numa provocação de adversários ao prefeito JHC, que mora próximo ao Posto 7, na Jatiúca. Aos gritos, o prefeito ouviu desaforos que só pararam com a chegada da polícia.

RESULTADO FINAL

Na opinião de cientistas políticos, a família Calheiros ganhou as eleições ao reeleger Paulo Dantas governador, eleger Renan Filho para o Senado e ratificar a liderança do deputado estadual Marcelo Victor, que continuará tendo grande influência na Assembleia Legislativa. O deputado Arthur Lira sai como o grande derrotado nesta campanha ao perder o governo do Estado para Paulo Dantas.

MESMO TIME

O governador reeleito Paulo Dantas confirmou que manterá todo o seu secretariado, embora não descarte nenhuma mudança depois de discutir pormenores com a nova bancada na Assembleia Legislativa. Deixou claro, porém, que a equipe não sofrerá grandes alterações.

DISPUTA ACIRRADA

Numa campanha onde ocorreram mais ataques do que mesmo propostas concretas, Paulo Dantas deu a volta por cima sobre as denúncias de que foi alvo e ganhou a eleição, considerada uma das mais difíceis dos últimos anos.

NA FRENTE

O desempenho eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, no Nordeste, repetiu a dosagem do primeiro turno. Ele foi o mais votado em Maceió na eleição de domingo, ao obter 273.549 votos, contra 204.887 do ex-presidente Lula.

NOMEAÇÃO

Os aprovados no concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros podem ficar tranquilos. O governador Paulo Dantas já informou que todos eles serão convocados a partir do próximo ano.

JUSTIFICAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral esclarece que o eleitor que não compareceu às urnas no último dia 30 terá de justificar até o dia 9 de janeiro, sob pena de multa. E quem não compareceu no primeiro turno terá até o dia 1º de dezembro para justificar.

AMA

A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA/AL) emitiu nota oficial em que parabeniza os novos eleitos no pleito de 2022, desejando mandatos voltados para o desenvolvimento e apoio à luta municipalista. Em Alagoas, o governador eleito Paulo Dantas terá a parceria da AMA para continuar a implementar ações voltadas para o fortalecimento da educação, avanços na saúde , na infraestrutura e melhoria na qualidade de vida da população. No Brasil, os prefeitos esperam que o presidente eleito Lula continue a incentivar projetos de melhoria e ações estruturantes, principalmente no combate à seca.

» Mais de 472 mil boletins de urna já estão disponíveis para consulta pública após a votação de domingo (30) para o segundo turno das Eleições 2022. » O acesso pode ser feito por qualquer pessoa pela página Resultados, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet ou pelo aplicativo Resultados, que pode ser obtido nas lojas App Store e Google Play.

» O Tribunal do Júri condenou os dois réus do crime de homicídio que vitimou a enfermeira Mércia Ladislau Gomes, 46 anos, morta dentro da própria residência, no lugar do esposo há sete anos (2015), em Batalha

» Os condenados são Davi Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Davi Boiadeiro e o primo dele Thiago Lucas.

Relacionadas