loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 29/07/2026 | Ano | Nº 6277
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN03112022

[email protected]

Ouvir
Compartilhar

Com a vitória de Lula, os estados que recorreram ao Supremo Tribunal Federal contra a redução do ICMS sobre combustíveis e serviços essenciais pedirão ao ministro Gilmar Mendes, hoje, a prorrogação da comissão especial criada para tentar uma saída ao impasse. Na campanha eleitoral, o ex-presidente Lula condenou a proposta de unificação e redução das alíquotas do ICMS cobrado pelos estados.

O ministro Gilmar Mendes é o relator da ação direta de inconstitucionalidade ajuizada em junho e determinou a criação da comissão, com representantes dos estados, do Congresso e da União.

No momento, os integrantes discordam das três propostas em discussão. Uma delas atrela a alíquota à variação do petróleo no mercado internacional.Outra ideia é a criação de um fundo, com recursos de royalties do petróleo, para estabilizar o preço dos combustíveis em períodos de alta.

VACINAÇÃO

Shorts Youtube
Play
Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar

Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar

Play
Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu

Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu

Play
Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo

Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo

Play
Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió

Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió

Play
Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas

Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (1º) um novo plano com o objetivo para vai organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios no combate à poliomielite. Entre as ações prioritárias está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.

VACINAÇÃO 2

O Brasil está livre da poliomielite há 32 anos, mas a forte queda da cobertura vacinal desde 2015 preocupa. No ano passado, o índice ficou abaixo de 70%, quando a recomendação é de 95%. Em Maceió, a vacinação atingiu o índice de pouco mais de 52%, com 27.148 doses aplicadas no público infantil até o dia 31.

DIVERSIDADE

O Brasil tem 12% de pessoas adultas que se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (ALGBT), mostra levantamento inédito da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista científica Nature Scientific Reports. Esse percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros, de acordo com dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

DIVERSIDADE 2

A pesquisa mapeou a diversidade sexual e de gênero no país a partir de uma amostra representativa da população brasileira, similar ao que é feito nas pesquisas eleitorais. Foram entrevistadas 6 mil pessoas maiores de 18 anos, em 129 cidades, nas cinco regiões do Brasil. Os questionários foram aplicados pelo Instituto Datafolha entre novembro e dezembro de 2018.

BLOQUEIOS

O Grupo de Trabalho do Ministério Público do Estado de Alagoas, criado pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, decidiu ontem orientar às forças de segurança para que cumpram a decisão do Supremo Tribunal Federal, no sentido de impedirem o bloqueio total de ruas e rodovias.

BLOQUEIOS

Além disso, a orientação principal do MPAL é que todos respeitem o resultado da urnas e o direito de ir e vir de todo e qualquer cidadão e, consequentemente, o regime democrático ao qual o Brasil está consignado

CENSO

O Censo 2022 já entrevistou 136.022.192 pessoas em 47.740.071 domicílios de todo o Brasil, o que corresponde a 66% da população. Desse total, 31,69% estão na Região Nordeste, 38,45% no Sudeste, 13,99% no Sul, 8,88% no Norte e 6,99% no Centro-Oeste. Foram recenseados 70.310.113 mulheres e 65.712.079 homens.

CENSO 2

Além disso, 1.230.778 indígenas e 1.009.778 quilombolas também já entraram na pesquisa. Os dados fazem parte do terceiro balanço do Censo 2022, foi divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

» A partir das 10h de hoje, um trecho da via secundária da Avenida Silvio Carlos Viana será bloqueado. O local passará por obras de saneamento. A previsão é que a via volte ao fluxo normal na sexta (4), por volta das 5h.

» Segundo informações da Prefeitura de Maceió, a interdição vai desde as proximidades do Edifício Calamares e a Cadeira Gigante

» Desde ontem, a aplicação da Coronavac - imunizante utilizado contra a Covid-19 - ficou centralizado nos pontos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras) e Pátio Shopping (Cidade Universitária).

» Estarão disponíveis a primeira dose de crianças de 3 e 4 anos e a segundas dose de todo o público que tomou a primeira dose com a Coronavac.

Relacionadas