app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN04112022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 04/11/2022 - Matéria atualizada em 04/11/2022 às 04h00

As manifestações em frente ao Quartel do Exército, na Avenida Fernandes Lima, perderam força desde a manhã de ontem quando os que protestavam foram obrigados, por determinação do Poder Judiciário, a desobstruir estradas, ruas e avenidas que impediam a livre circulação da população.

Muito embora as normas estejam em vigor, os protestos continuam e dão a impressão de que continuarão por um bom tempo, mesmo que não tenham a intensidade do primeiro dia. As autoridades, pelo menos no estado de Alagoas e de acordo com as determinações, negociaram a presença dos manifestantes nos locais onde se estabeleceram, mas sem a obstrução da Avenida Fernandes Lima.

O bom senso, entretanto, prevaleceu entre as partes, e a polícia continua monitorando a situação.


AÇÃO EVITADA

As medidas operacionais e administrativas continuam em vigor, mas os manifestantes preferiram retirar os veículos estacionados ao longo da Avenida, para evitar que fossem multados ou guinchados pela SMTT e Batalhão de Trânsito.


NORMALIDADE

A preocupação de faltar combustíveis nas bombas momentaneamente foi descartada, quando caminhões-tanques voltaram a circular livremente por todas as partes do Brasil depois da decisão e ameaça de multas e de prisão aos que resistissem.


COLETIVA

Antes prevista para ontem, dia 3, a coletiva de imprensa será concedida pelo governador Paulo Dantas nesta sexta-feira, às 9h, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. Uma avaliação geral dos movimentos deverá ser apresentada pelo governador, que cumpriu com cautela as recomendações do Supremo Tribunal Federal.


PERSPECTIVA

Os deputados Léo Loureiro e Galba Novaes, que não conseguiram se eleger nas últimas eleições, devem ser aproveitados no próximo mandato pelo governador Paulo Dantas. O que se sabe e circula nos bastidores, é que, inicialmente, dois deputados deveriam ser convocados para o primeiro escalão do governo para dar guarida aos suplentes, fato que ainda deve ser confirmado pelo governador.


ÁGUA NA FERVURA

O governo federal já iniciou, mesmo que extraoficialmente, movimentos para realizar uma transição sem maiores traumas com a equipe do presidente eleito, Lula. O ministro da Economia, Paulo Guedes e o Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, já deram os primeiros passos junto ao comitê criado pelo Tribunal de Contas da União com a participação dos ministros Bruno Dantas, presidente e Vital do Rêgo, Jorge Oliveira e Antonio Anastasia.


COMEMORANDO

O governador Paulo Dantas, que viu com muita preocupação a radicalização dos movimentos pró-Bolsonaro nos últimos dias, tem respirado aliviado pelo bom senso tido entre as partes ao cumprir as recomendações do Supremo Tribunal Federal. Nenhum evento mais violento foi constatado nas últimas horas, e as rodovias e as avenidas foram desobstruídas, garantindo assim o direito de ir e ir da população. Na Fernandes Lima, os manifestantes permanecem em frente ao quartel do Exército, mas desocuparam as pistas.


PLANEJAMENTO

Mesmo que já tenha definido as obras prioritárias no seu novo governo a partir de 1º de janeiro, o governador Paulo Dantas discute nos bastidores quem convocará da Assembleia Legislativa para compor o seu quadro de 1º escalão para dar oportunidade a outros aliados. Canal do Sertão e duplicação da rodovia Penedo-Piaçabuçu estão na agenda do Palácio República dos Palmares.


» O Poder Judiciário de Alagoas publicou ontem ato normativo, que informa que, durante os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o horário de expediente será alterado.

» A norma prevê que, nos dias de jogos do Brasil, o expediente será realizado pela manhã, inclusive para os servidores do turno vespertino.

» Segundo a publicação, as horas restantes deverão ser compensadas, com acréscimo na jornada normal de trabalho nos dias úteis subsequentes aos jogos

» A Praça Marechal Floriano Peixoto, também conhecida como Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, passa por revitalização, em obra orçada na ordem de R$ 3 milhões, executada pela Setrand.

Mais matérias
desta edição