app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN10112022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 10/11/2022 - Matéria atualizada em 10/11/2022 às 04h00

Alagoas estará representado no maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, a 27ª Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no Egito, com o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Gustavo Lopes. A presença de Lopes também está confirmada em um painel sobre sustentabilidade ambiental, durante o evento; O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura, em Portugal.

A COP-27 começou no dia 6 de novembro e vai até 18 de novembro. As pautas que estão sendo debatidas são pertinentes a implementação do Acordo de Paris, que é um compromisso para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, no planeta.

Lopes também ministrará uma palestra, no Centro Científico e Cultural de Macau, na cidade de Lisboa, em Portugal, sobre os investimentos em sustentabilidade ambiental e créditos de carbono à Amazônia.


PERSISTÊNCIA

Os manifestantes pró-Bolsonaro continuaram ontem se reunindo em frente ao Quartel do Exército, que fica na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió. Eles protestam há 10 dias contra o resultado das urnas, que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, no último dia 30 de outubro.


POLUIÇÃO SONORA

Entretanto, a manifestação passou a ser alvo do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), que instaurou um procedimento administrativo para apurar as denúncias de poluição sonora e perturbação do sossego que estariam sendo cometidas pelos participantes.


POLUIÇÃO SONORA 2

Moradores da região fizeram um abaixo-assinado para cobrar do MP que o caso seja resolvido. Eles reclamam do barulho feito pelos manifestantes durante o dia e, também, na madrugada. Os moradores afirmam que sons de buzina e músicas - como o Hino Nacional, por exemplo, - tocam durante todos os períodos do dia, o que tem prejudicado o dia a dia de quem reside nas proximidades.


PRECATÓRIOS

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) em Arapiraca voltou a cobrar da prefeitura da cidade o pagamento dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação municipal. A entidade alega que os servidores têm direito a receber mais de R$ 23 milhões e, até o momento, não houve uma explicação sobre o pagamento.


LIVROS

Pela segunda vez, a Library of Congress, biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washignton, solicitou a doação de publicações divulgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), em parceria com a Imprensa Oficial e a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal). Na terça-feira (8), a Fapeal entregou à Library sete títulos produzidos com incentivo do governo de Alagoas. E, em setembro de 2021, já haviam sido doados 20 livros da Coleção Alagoas Bicentenário.


PERIGO

O vereador Leonardo Dias (PL) foi acionado, na manhã desta quarta-feira (9), por moradores da comunidade Quebradas, no bairro de Chã de Bebedouro, que denunciaram o desabamento de uma escadaria que liga o local à região do Flexal, em Bebedouro.


PERIGO 2

Após conversar com os moradores da região, Leonardo Dias se reuniu com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, que acionou técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que avaliaram a estrutura do local. A partir desta avaliação, a pasta Infraestrutura deve anunciar qual solução será dada ao problema.


» A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realiza, na noite desta quinta-feira (10), o exercício simulado do Plano de Defesa do Baixo São Francisco

» A simulação começará a partir das 22h e deve se estender até a madrugada de sexta-feira. » O exercício, que vai colocar em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem nos ataques a banco.

» O Ministério das Comunicações anunciou que o Programa Wi-Fi Brasil beneficiará mais 500 pontos de internet espalhados por todo o país. Entre os locais beneficiados há escolas, praças públicas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

Mais matérias
desta edição