app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN20012023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/01/2023 - Matéria atualizada em 20/01/2023 às 04h00

Aos poucos, mas permanentemente, o governador Paulo Dantas vai cumprindo as promessas de campanha. Agora, anuncia a realização de concurso público para 100 delegados, sendo 50 vagas para uma reserva técnica. Além desse concurso, cujo objetivo é preencher claros na Secretaria de Segurança Pública, o governo também pretende, ao longo de 2023, oferecer oportunidades para diversos outros setores da administração pública, principalmente nas áreas da saúde e educação.


Repercussão

O reparo na remuneração dos profissionais de comunicação entravada durante vários anos por sucessivos governos, repercutiu de forma positiva até no cenário nacional, com a Federação Nacional dos Jornalistas reconhecendo publicamente a ação do governador Paulo Dantas.


Reforço

O secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, ao receber os cumprimentos da FNJ, fez questão de destacar, também, o apoio que recebeu do secretário de Governo, Victor Pereira, e da secretária de Planejamento, Renata Santos, personagens importantes na efetivação do projeto de valorização dos profissionais.


De fora

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas tirou o corpo em relação à possibilidade de defender supostos acusados de participar do vandalismo em Brasília. Alega que “não vislumbrou a necessidade de atuação”, já que não tem competência para isso.


Remanejamento

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho, já iniciou o remanejamento de auxiliares na estrutura do Poder Judiciário. Ele começou por indicar três juízes para compor a Comissão Gestora do Fundo Especial de Modernização do Judiciário, Sóstenes Alex, Nelson Tenório e Ricardo Jorge, que já tomaram posse.


Ponta pé

Com o carnaval de Edécio Lopes, a Liga dará início aos festejos carnavalescos no próximo domingo, dia 22. As festas devem começar às 10 horas na orla de Ponta Verde, com concentração marcada para a Praça Geruza Malta, em frente a tradicionais barracas localizadas naquela região. Já o desfile de blocos tem planejamento para ser realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro.


Repetição

A situação de aflição de quem mora às margens do Rio São Francisco, especialmente em Piranhas e cidades vizinhas, é a mesma de muitos anos. A vazão, que já atingiu 4 mil metros cúbicos por segundo, tem elevado o nível das águas e prejudicado famílias ribeirinhas. Além disso, o meio ambiente é sinal de preocupação.


Começou

A reformulação no secretariado do prefeito JHC já começou. A pedido, como diz a portaria no Diário Oficial do Município, o secretário de Desenvolvimento Territorial de Maceió, Pedro Vieira, assim como seus auxiliares, foram exonerados. Há quem diga de que até o início da próxima semana outros colaboradores estarão na mira do prefeito. Interinamente, assume o cargo a secretária-adjunta, Sebastiana Cheila Belarmino de Mendonça.


Festa na cultura

Com o destravamento de R$ 1 bilhão da Lei Rouanet pelo Ministério da Cultura, os artistas aplaudem a iniciativa. Os recursos devem ser liberados, de acordo com a ministra Margareth Menezes, até o final do mês. Paralelamente, diz ela, mais 5 mil projetos estão em andamento.

Mais matérias
desta edição