app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN31012023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 31/01/2023 - Matéria atualizada em 31/01/2023 às 04h00

A cúpula do governo de Alagoas achou muito produtiva a reunião em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi discutida a melhoria do quadro social e econômico, pautas que os participantes consideraram como essenciais para todos os estados brasileiros.

O governador Paulo Dantas celebrou a volta do diálogo com o governo federal e acredita que, a partir de agora, os estados terão as suas situações financeiras voltadas principalmente para os que mais precisam. “Temos que trabalhar unidos para reverter esta fase crítica”, pontuou o governador.

No encontro que teve com o presidente, Paulo Dantas apresentou os projetos que considera importantes para o início de governo, com ações voltadas para a mobilidade urbana, abastecimento, educação e a saúde.


INVESTIMENTOS

Pelo menos R$ 300 milhões estão previstos no plano do governo federal para investir em Alagoas, especificamente na obra do Arco Metropolitano, que consiste na duplicação de um trecho da BR 316 e da BR-424 que beneficiará, sobretudo, a escoação da produção e em especial para as indústrias instaladas no Polo Cloroquímico de Marechal Deodoro.


AVANÇO NA EDUCAÇÃO

Na área de educação, o projeto principal é a construção de campus para abrigar unidades do Instituto Federal de Alagoas, que beneficiará os municípios de Batalha e Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, e Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, que também será contemplada com a ampliação de cursos técnicos na região do Benedito Bentes.


HOSPITAL DO AGRESTE

O Agreste também, neste primeiro momento, deverá ser beneficiado com aporte de recursos do governo federal para avançar na construção do hospital Metropolitano. A princípio, a unidade hospitalar contará com um total de 256 leitos, sendo 38 de urgência e emergência pediátrica e adultos, além de 38 leitos de UTI.


NOMEAÇÃO PARA A EBC

Alagoas vai contar com um velho parceiro do secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, em Brasília. Nomeado presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Hélio Doyle é um histórico diretor da Federação Nacional dos Jornalistas. Muito ligado a Joaldo, quando exerceu a presidência do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, mesma época do atual secretário, certamente as portas da instituição estarão abertas para o estado de Alagoas.


ELEIÇÃO DISPUTADA

Embora a eleição para a Câmara dos Deputados esteja praticamente definida com a reeleição de Arthur Lira, o mesmo não se pode dizer do Senado. Como o voto é secreto, tanto Rodrigo Pacheco como Rogério Marinho apostam na vitória.


ASSEMBLEIA

O deputado Marcelo Victor será reeleito presidente da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira com pelo menos 90% dos votos. Ao contrário do âmbito federal, as alianças já foram definidas com os partidos que dão sustentação ao governo.


CARGOS FEDERAIS

Mesmo que ainda não se tenha definido quem é quem neste processo político, vários cargos do segundo e terceiros escalões já estão sendo disputados nos bastidores, o que somente deverá se concretizar com as eleições da Câmara e do Senado nesta quarta-feira.


ASSUSTANDO

Em menos de 48 horas cinco mulheres, em todo o estado, foram vítimas da violência. Em alguns casos os agressores foram presos e irão responder perante a Justiça. Os crimes têm se acentuado nos últimos meses, o que vem preocupando a Secretaria de Segurança Pública.


» Os depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI do Lixo em Arapiraca - estão mantidos para ocorrerem hoje.

» A manutenção dos depoimentos ocorre após a própria Câmara atender decisão do desembargador Orlando Rocha, que determinou a adequação da proporcionalidade partidária na composição da CPI do Lixo.

» O Hemoal deu início, ontem, à Campanha de Doação de Sangue para o carnaval, que visa formar um estoque estratégico para o período dos festejos.

» A ação, batizada de “Folião que doa sangue multiplica alegrias!”, vai sortear 60 abadás de seis blocos carnavalescos, além de quatro passagens para duas excursões.

Mais matérias
desta edição