app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5714
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN25022023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 25/02/2023 - Matéria atualizada em 25/02/2023 às 04h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ter que conviver com o fisiologismo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal neste início de governo, se quiser avançar nos projetos que certamente passarão pelas duas casas legislativas. Enquanto não fizer concessões e não atender às indicações para cargos políticos, o governo literalmente para. Afinal de contas, na Câmara dos Deputados, por exemplo, terá que atender às reivindicações de 464 deputados, número que levou o presidente Arthur Lira à reeleição. Passado o carnaval, as negociações vão caminhando aceleradamente para que o governo possa andar e propor reformas pontuais, como a tributária, que já está em plena discussão entre o Executivo e o Legislativo, e outras que deverão ser apreciadas neste primeiro semestre pelo congresso Nacional.


AGORA, NÃO

Uma mudança nas regras para a nomeação do presidente do Banco Central não tem sido bem vista pelo Congresso, o que impactaria no aumento dos juros e na fuga de capitais através dos investidores.


MÃO DUPLA

A troca de favores entre Executivo e Legislativo sempre foi uma fórmula encontrada para conciliar os interesses políticos e não será agora que a coisa será diferente. É apenas uma questão de tempo.


DEFINIÇÃO

Começam na próxima semana as movimentações para novas alianças políticas com vistas às eleições do próximo ano. Pode parecer muito cedo, mas não é. Os grupos querem se definir para saber quem são realmente seus adversários.


ESCOLHA

Na prefeitura de Maceió, por exemplo, o prefeito JHC deve indicar Davi Davino e Jó Pereira, que fazem parte do grupo de Arthur Lira, para cargos importantes na administração municipal. Mas o problema é entregar as secretarias de porteira fechada, como dizem os especialistas.


ELE FICA

As conversas de que possivelmente o secretário da Fazenda, George Santoro, deixe o governo, são motivos de especulação nos meios políticos. A partir do Palácio República dos Palmares, por exemplo, Santoro é quem decide se fica ou não no cargo ou vai atender a algum convite especial.


DECISÃO

Pelo governador Paulo Dantas, o passe de Santoro não tem preço, já que ele organizou as finanças do Estado, permitiu que fossem realizados fortes investimentos na infraestrutura e garantiu, acima de tudo, o pagamento em dia do funcionalismo público. Para o governo, ele tem ainda muito o que fazer no Estado.


PRA BOI DORMIR

A Anatel anunciou a liberação da faixa 5G, a partir da próxima segunda-feira, para os municípios de Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Satuba, Paripueira, Barra de São Miguel e Santa Luzia do Norte. Mas, alto lá! Isso não quer dizer que os equipamentos serão imediatamente instalados.


SINAL RUIM

Se a nova tecnologia sequer deu solução ao 4G, cujo sinal continua sofrível em todas as operadoras, como o 5G vai resolver o problema? Que o digam os usuários do sistema, que vêm sofrendo com a péssima qualidade dos serviços.


NO BOLSO

O consumidor prepare o bolso, porque a desoneração do combustível acaba em março, e os preços da gasolina e do etanol terão reajustes.Com o aumento do combustível, que reforçará os cofres do governo, o reflexo é incidir custos no preço dos produtos.


» O paraibano Adrualdo Catão, ex-diretor-presidente do Detran, assume o cargo de secretário nacional dos Transportes.

» A SMTT está demorando muito para disciplinar o trânsito da saída do Condomínio Aldebaran para a Via Expressa, onde motoristas não respeitam a sinalização. Vai lá, SMTT, vai.

» A Justiça de Alagoas determinou que o Crebaspe e o Estado de Alagoas publiquem, em até cinco dias, um novo edital para o Teste de Aptidão Física do Concurso para Delegado de Polícia Civil.

» O novo edital deverá oferecer aos candidatos com deficiências a opção de requerer tratamento adaptado.

Mais matérias
desta edição