Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN29042023
.

A nomeação de Roseane Vasconcelos para o Gabinete Civil no lugar de Luiza Barreiros e a indicação de novos secretários pelo prefeito JHC para a prefeitura de Maceió mostram a disputa que está instalada entre o governo e o município, que se fortalecem para as eleições do próximo ano.
Se por um lado o governador Paulo Dantas mantém a máquina azeitada com a Assembleia Legislativa, por outro JHC joga pesado com a aquisição de várias lideranças ao seu lado e vai buscar a reeleição no ano que vem. Com a aliança de parte da bancada federal e políticos que se destacaram nas últimas eleições, o prefeito JHC parte para o ataque.
Destaque-se, por exemplo, os personagens Davi Davino e Jó Pereira, além do médico Luiz Romero Farias, indicado para a Secretaria Municipal de Saúde pelo deputado federal Alfredo Gaspar.
COMBATE
Chegando a quadra chuvosa que tantos estragos tem causado aos maceioenses, nada melhor do que uma campanha de utilidade pública para mostrar quanto a população é importante para não sujar ruas e avenidas, o que faz entupir as galerias e consequentemente provocando permanentes alagamentos.
DE OLHO
Mesmo com a missão de quebrar arestas e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo governo do presidente Lula, o senador Renan Calheiros, que se ressente de nunca ter ganhado uma eleição em Maceió, prepara o ataque para as eleições do próximo ano. É o projeto do MDB, confidenciam aliados.
CONCLUÍDO
O projeto de reforma política do prefeito JHC foi concluído na última sexta-feira com indicação de nomes de peso para compor o primeiro escalão de novos aliados. Essa é uma das armas do prefeito para consolidar sua liderança, no momento, à reeleição, sabendo, entretanto, que enfrentará turbulências durante o período de campanha.
ESFORÇO
Esse será o compromisso dos participantes da aliança em torno do prefeito, que objetiva movimentar suas lideranças para o embate de 2024, uma prévia do que vai acontecer em 2026.
REAÇÃO
Ninguém pense que o Palácio República dos Palmares e os aliados estão de braços cruzados vendo a banda passar nas investidas e reforma política do prefeito JHC. Vêm novidades por aí.
DIFÍCIL
Mesmo sabendo que enfrentar o prefeito JHC nas eleições do próximo em Maceió não será uma tarefa nada fácil, o MDB estuda quem será o melhor candidato para ir para o embate. Alexandre Ayres, Rafael Brito, Rui Palmeira e alguns outros nomes estão sob avaliação.
NOVA ENCRENCA
A prefeitura de Arapiraca deve enfrentar novas turbulências, além das que tem tentado administrar nos últimos meses com a instalação da CPI do lixo. Dessa vez é sobre a Previdência dos servidores, cujos boatos na cidade são de arrepiar.
REAJUSTE
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação tem demonstrado que não deixará o prefeito JHC em paz se os reajustes salariais da categoria não forem efetivados, em que pese o prefeito ter anunciado um aumento de 7% para todo o funcionalismo público. O sinal foi dado no meio da semana com um protesto em frente à Secretaria de Finanças.
ESQUENTANDO
Depois das novidades, em pauta as eleições municipais, especialmente em Maceió, que começam a pegar fogo.
» Semana recheada de informações que começou com o pedido de exoneração da Secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros e a nomeação de novos secretários do prefeito JHC.
» O IMA/AL abriu um formulário online para receber indicações de nomes para a premiação do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes. A votação pode ser feita por pessoas residentes no Estado e que tenham mais de 18 anos.
» As sugestões para o recebimento do troféu podem ser de pessoas físicas, organizações da sociedade civil, profissionais autônomos, empresas, indústrias, servidores públicos, entre outros, que tenham gerado um impacto positivo ao meio ambiente.