Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN02052023
.

Com a formação de uma aliança nunca vista nos últimos anos, o prefeito JHC está consciente de que deu o passo acertado para garantir a sua reeleição nas eleições do próximo ano.
A mistura de vários partidos na composição política que, desde sexta-feira, tomou assento na prefeitura de Maceió será reavaliada nos próximos dois meses, para saber se tudo deu certo nessa arrumação. O prefeito, entretanto, vai agir como uma espécie de avaliador, acompanhando de perto as ações dos seus novos auxiliares. Mesmo que as indicações políticas feitas permitam ações próprias, cujo projeto já foi discutido com JHC, a assessoria do prefeito se mantém alerta para evitar possíveis desencontros.
Como o time é grande, requer uma atenção maior principalmente nas secretarias de maior porte, como a da Saúde e da Educação.
FERVENDO
A nova composição política na prefeitura de Maceió feita por JHC e aliados dá o tom de uma campanha política quente no próximo ano. Nos bastidores, as escolhas para postos chaves têm sido discutidas pelo prefeito, Arthur Lira, Alfredo Gaspar e Rodrigo Cunha.
INCOMODANDO
As recentes composições feitas com o anúncio na semana passada do nome do médico Luiz Romero Farias, na quota do deputado federal Alfredo Gaspar, abrem caminho para a reeleição de JHC, que tem caminhado a passos largos.
INDEFINIÇÃO
Nas hostes do governo estadual, nenhum nome ainda ganhou a preferência do governador Paulo Dantas, tampouco da família Calheiros. O tiro tem que ser certeiro, confidenciam aliados do Palácio República dos Palmares.
INDIGESTO
O que tem incomodado muito o MDB é a aproximação clara da família Novaes de Castro com o prefeito JHC. A ordem é acompanhar de perto a evolução do problema político e escalar, se necessário, a tropa de choque na Assembleia Legislativa para pressionar a administração municipal.
REFORÇO POLÍTICO
Começando sua reforma política, o prefeito JHC utiliza todas as suas armas para se reeleger no próximo ano, enquanto o governo ainda patina na sua indefinição.
NA FILA
Mesmo que alguns nomes tenham circulado nos bastidores, o governo está visando à candidatura a prefeito de Maceió nas pessoas de Rafael Brito, que começou com uma boa atuação na Câmara dos deputados e Alexandre Ayres, que oxigenou com obras pontuais a Secretaria Estadual de Saúde.
AGUARDANDO
O time do MDB na Assembleia Legislativa está esperando somente o sinal verde do governador Paulo Dantas e dos Calheiros para entrar em campo. Aí, vão definir o nome que possa enfrentar JHC nas próximas eleições.
MATEMÁTICO
Enquanto o MDB alardeia ter mais de 60 prefeitos na sua contabilidade, o grupo de Arthur Lira tem os maiores redutos eleitorais, com Maceió, Arapiraca e Rio Largo, afora outros de menor porte. Somente esses tirariam a diferença eleitoral dos outros municípios.
FAKE NEWS
Após relatos sobre uma campanha que estaria sendo promovida por plataformas de busca na internet e de redes sociais contra o Projeto de Lei da Fake News (PL 2630/20), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou ontem, no Twitter, que a pasta irá apurar a possível ocorrência de práticas abusivas pelas empresas. O PL das Fake News tem previsão de ser votado hoje na Câmara.
» Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos em mais de 180 pontos crônicos mapeados pela cidade.
» São cinco pontos espalhados pela cidade, nas partes alta e baixa, que contam com o apoio dos carroceiros e da população para que o descarte de diversos materiais ganhem a destinação correta.
» O Congresso dos Diáconos Batistas de Alagoas – aberto a todos os diáconos do Nordeste –, será realizado nos dias 26 a 28 deste mês, em Paripueira-AL.
» O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promove, no próximo domingo (7), na Praia da Ponta Verde, atendimentos de saúde gratuitos para a população.