loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 04/08/2026 | Ano | Nº 6281
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15072023

.

Ouvir
Compartilhar

Medidas paliativas e socorro emergencial para vítimas das enchentes já se tornaram rotina em muitos municípios alagoanos durante a quadra chuvosa, o que tem acontecido ao longo dos tempos.

Mesmo sendo importantíssima a assistência às vítimas, o que se espera é um planejamento consciente das situações dos municípios com a participação efetiva do governo federal para que eventos desse porte não voltem mais a acontecer.

Desordenado

Com o crescimento desordenado das cidades atingidas duramente pelas chuvas, é recorrente o transbordamento de córregos, rios e lagoas, com consequências desastrosas como a dos últimos dias. Sem planejamento e disposição política para impedir catástrofes que a cada dia aumentam em volume, só encarando a situação com seriedade e sem pensar nas próximas eleições.

Shorts Youtube
Play
Tentativa de homicídio no bairro Ouro Preto em Maceió

Tentativa de homicídio no bairro Ouro Preto em Maceió

Play
Cancelamento de matrículas na Uncisal: Defensoria Pública realiza audiência

Cancelamento de matrículas na Uncisal: Defensoria Pública realiza audiência

Play
Festa de Nossa Senhora da Glória em Porto de Pedras

Festa de Nossa Senhora da Glória em Porto de Pedras

Play
Meu Pet: veja fotos de animais desaparecidos em Alagoas

Meu Pet: veja fotos de animais desaparecidos em Alagoas

Play
Jovem é morto no bairro da Jatiúca em Maceió

Jovem é morto no bairro da Jatiúca em Maceió

Anunciada

Não era desconhecido de ninguém que com as fortes chuvas, o caos seria iminente. E o que foi feito até agora? Na prática, nada, a não ser reforçar as equipes de Defesa Civil e da assistência social. No mais, o mesmo que vem acontecendo recorrentemente.

Falta de planejamento

Depois desse sufoco vivido por ao menos 32 municípios em estado de emergência, chegou a hora de os municípios, estado e governo federal, com o apoio da classe política, enfrentarem os problemas com seriedade, formando um núcleo específico para tratar das enchentes em Alagoas. Empurrar possíveis soluções com a barriga não contribui em nada para a solução dos graves problemas.

Reconhecendo

Em que pese faltarem obras estruturais para evitar as graves consequências das enchentes, as autoridades foram rápidas na adoção de medidas para proteger a população com o acionamento dos órgãos de defesa contra danos ambientais.

Precaução

A Petrobras tem sido muito cautelosa na possibilidade de adquirir mais ações da Braskem através da Novonor, antiga Odebrecht, e somente o fará mediante estudos e análises técnicas criteriosas. A empresa detém no momento 47% das ações com direito a voto, enquanto a Novonor tem 50,1%.

Dois pesos

Enquanto o governador Paulo Dantas demonstra ser um conciliador, o senador Renan Calheiros não perde a oportunidade de alfinetar opositores. Nesta semana, foi o procurar-geral da República, Augusto Aras,que entrou na mira dele. Bom de oposição, Renan está mostrando como será a campanha do próximo ano.

Sem efeito

A deflação anunciada com destaque por alguns meios de comunicação não está sendo sentida na prática pelos consumidores. Basta dar uma voltinha nas feiras e supermercados para ver que os preços das mercadorias não estão nada atrativos.

Advertência

A destruição de parte das rodovias estaduais e federais, em Alagoas, merece uma atenção especial das autoridades. Qualquer precipitação pluviométrica acaba com o que foi recuperado, como no caso em São Miguel dos Campos.

» Espera-se que as prefeituras sejam generosas com recursos para as vítimas das enchentes, como foram com as bandas contratadas para o São João.

» O MST anunciou, no meio da semana, a doação de mais de 3 toneladas de alimentos para vítimas das chuvas, produtos que não devem ter sido produzidos em invasão de áreas particulares.

» Os governos prometeram a confecção de projetos para amenizar os efeitos das fortes chuvas, mas terão dificuldades em colocá-los em prática.

» Liberação do Bolsa Família, saque do FGTS, entrega de cestas básicas. Só isso resolve?

Relacionadas