app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN26082023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/08/2023 - Matéria atualizada em 26/08/2023 às 04h00

O governo do Estado não tem demonstrado nenhum interesse em apresentar um candidato para enfrentar o prefeito JHC nas eleições do próximo ano, mas pretendentes não faltam. É o caso do deputado Alexandre Ayres, que já manifestou a intenção de disputar o pleito, mesmo que não tenha combinado com a cúpula do partido.

Por fora, mas ainda com um índice baixo de aprovação na capital, o deputado federal Rafael Brito, depois que o vice-governador Ronaldo Lessa disse que estava fora da possibilidade de disputar a eleição. Enquanto isso, JHC mantém o ritmo de ampliar as suas alianças políticas.

Há quem diga de que uma eventual candidatura a prefeito de Maceió de alguns deputados seria uma estratégia para robustecer o nome para 2026, já que a possibilidade de alcançar sucesso contra JHC tem uma distância muito grande


AMPLIANDO

Enquanto Maceió é uma incógnita para a oposição, o interior do Estado é o mais cogitado para as lideranças do MDB, que investem o que podem com olho em 2026 na certeza de que obterão o sucesso a exemplo das eleições 2022.


REQUENTANDO

Como as pesquisas eleitorais dão uma vantagem generosa ao prefeito de Maceió, a oposição passará agora, com mais frequência, a tentar bombardear JHC com o investimento em uma escola de samba do Rio de Janeiro, cujo foco seria o de promover o município durante o carnaval de 2024.


DANÇA DAS CADEIRAS

Lula Cabeleira em Água Branca, Klécio Santos em Coruripe e outros personagens conhecidos da política alagoana no interior do Estado passam a ser as opções políticas de grupos poderosos em Alagoas. O eleitorado do interior passou a ser a prioridade neste momento de campanha pré-eleitoral.


EMPURRÃO

Os grupos políticos estão aguardando as indicações de cargos a nível federal no Estado para oxigenar os redutos políticos. Além de Renan Calheiros e Arthur Lira, o deputado Paulão também corre para indicar seus aliados.


OUTRO RUMO

O deputado Paulão tem mudado de rumo atualmente. Parece ter desistido de se candidatar a prefeito de Maceió e agora mira em uma vaga para o Senado da República com o apoio de Lula, se é que o presidente vai entrar nessa parada. Vai ter que andar muito para consolidar a sua pretensão.


ESTRATÉGIA

Fatiar candidaturas para tirar votos de JHC é o principal objetivo do MDB, onde o senador Renan Calheiros toma a iniciativa de articular politicamente com vistas às eleições municipais do próximo ano. Ronaldo Medeiros, do PT e Rui Palmeira, do PSD são nomes que interessam a oposição, além de Alexandre Ayres e Rafael Brito.


VEXAME

Ao manter o veto do prefeito JHC sobre a destinação de parte do valor da indenização paga pela Braskem, a oposição entrou em ebulição. O questionamento, inclusive, foi sobre o voto do vereador Dr. Valmir, que desagradou ao Partido dos Trabalhadores.


RECORRENDO

Assunto delicado, o desembargador Washington Luís deve recorrer da decisão do Conselho Nacional de Justiça por sua aposentadoria compulsória. No caso de sucesso, seria a primeira vez que uma decisão do CNJ seria modificada.


VAGA

Além da possível vaga do desembargador Washington Luiz afastado por decisão do CNJ, outra está sendo disputada nos bastidores.


» como o desembargador José Carlos Malta se aposenta no final do ano, surge outro claro no TJ. Tutmés Airan, que era uma aposta de juristas para o STJ, não conseguiu os votos necessários.

» Ficou para a próxima segunda-feira a demolição da Pizzaria Carlito, na Ponta Verde por decisão judicial.

» Com uma oposição ainda insossa na Câmara de Vereadores, o prefeito JHC fez um teste na última semana e ganhou a parada por treze votos a três.

» A Assembleia Legislativa celebrou na sexta-feira, 25, em sessão solene, o centenário do ex-deputado Tarcísio de Jesus, que empresta o nome ao plenário da Casa de Tavares Bastos. A homenagem lotou o plenário com familiares de Tarcísio e autoridades.

Mais matérias
desta edição