app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01092023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/09/2023 - Matéria atualizada em 01/09/2023 às 04h00

Maceió viveu um réveillon fora de época e reuniu, para observar a superlua azul - fenômeno que somente voltará a acontecer daqui a alguns anos –, centenas alagoanos e turistas na praia da Ponta Verde. Com shows patrocinados pela prefeitura de Maceió, o espetáculo dá a partida para o início de um verão que lotará hotéis, pousadas e restaurantes. O fenômeno da superlua, que naturalmente nada teve de lua azul, é uma demonstração de uma cidade voltada para o turismo, segmento que tem oxigenado as finanças da prefeitura e do Estado. Com um policiamento presente para garantir o momento de lazer, faltou apenas um trabalho mais eficiente do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) para que a concentração brilhasse ainda mais.


OPERAÇÃO RUÍDO

Em contrapartida, o DMTT aproveitou a grande concentração na orla marítima para executar a Operação Ruído, basicamente dirigida a motociclistas que insistem em tirar o sossego da população. Além de multas pesadas por falta de pagamento de tributos obrigatórios como IPVA e outros insumos, os ruídos que incomodam toda a sociedade também estavam na mira dos agentes de trânsito.


BATENDO RECORDE

Uma das motocicletas que mais chamaram a atenção estava com débitos junto ao Detran em mais de R$ 17 mil, afora as multas de trânsito. O DMTT também decidiu apertar a fiscalização junto as empresas que fornecem equipamentos para liberar os canos de escapes que permitem fazer um barulho infernal.


SUFOCO

Com o pires nas mãos, prefeituras do interior do Estado fazem apelo para a regularização do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, que veio no mês de agosto com grande redução. Sem poder cumprir com os compromissos como folhas de pagamentos, obrigações sociais e manutenção dos serviços essenciais, as prefeituras não sabem como resolver os problemas.


AJUDA

Com a situação em um ano pré-eleitoral é muito complicada, a Associação dos Municípios, além de alertar as autoridades com uma paralisação na última quarta-feira, vai pedir ajuda à bancada federal para que encontre soluções rápidas para acabar com a crise.


REFLEXO

Sem dinheiro no caixa e ameaçadas de não cumprir pelo menos os compromissos básicos com a população, as eleições de grupos políticos no interior ficam ameaçadas. Mas como para tudo tem solução, ela deve vir e logo de Brasília.


OU VAI OU RACHA

Mesmo com algumas pendências a serem resolvidas – como a recuperação judicial, por exemplo -, a diretoria do CSA deveria antecipar o pedido de renúncia coletivo para dar tempo a novos dirigentes montar um planejamento de trabalho para começar 2024 com o pé direito. Na verdade, o clima do clube não é bom e a situação financeira idem. O empresário Rafael Tenório fez o que estava ao seu alcance, mas ficou desgastado por algumas atitudes tomadas nos últimos dias.


REFORÇO

Para consolidar sua posição de 3º estado mais seguro no Nordeste, o governador Paulo Dantas reforçou a segurança com a nomeação de 303 novos policiais civis, sendo 231 agentes e 72 escrivães. A distribuição do efetivo ficará a cargo do secretário Flávio Saraiva que observará a necessidade de cada município.


REDUÇÃO

Ainda não está definido, mas certamente o número de assentos em Câmaras Municipais e até mesmo na Assembleia Legislativa, em Alagoas, tende a diminuir depois da divulgação do último censo. Na Câmara Federal Alagoas deve perder uma vaga e 3 na Assembleia.


» O desembargador Kléver Rego Loureiro, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), assumiu ontem interinamente a Presidência do órgão.

» O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Alagoas receberá, somente em 2023, R$ 436,4 milhões - volume equivalente a tudo o que foi investido nos últimos quatro anos (2019 a 2022) - para investimentos no Estado.

» A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional informou, nesta quinta-feira (31), que o agendamento para cadastro habitacional será realizado exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Mais matérias
desta edição