app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN07092023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 07/09/2023 - Matéria atualizada em 07/09/2023 às 04h00

Evitar a partidarização das comemorações deste 7 de setembro, data da Independência do Brasil, foi a principal ordem do dia desde o início da semana, onde se preveem, além do desfile das tropas, protestos por parte de insatisfeitos com o governo. Segurança máxima em todas as capitais e sobretudo em Brasília, onde se concentram as cúpulas do Exército, Marinha e Aeronáutica assim como do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, foi o planejamento feito para evitar desconfortos a partir das informações das agências de informações.

Se de um lado o governo sugere a participação da população nos eventos públicos, por outro - nas redes sociais – é reviver o tradicional “fique em casa” como aconteceu durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. As festividades de hoje certamente apontarão, no final do dia, um quadro mais realista da situação.


ALERTA

Mesmo que o governo não demonstre uma preocupação excessiva com as festividades de hoje, os órgãos de segurança foram reforçados e estarão atentos para qualquer eventualidade. Espera-se, contudo, que o bom senso prevaleça.


MULTIDÃO

Em Maceió, por ocasião do evento na praia da Avenida, é esperada uma multidão para prestigiar o desfile que contará com a presença das três forças, além de instituições auxiliares. Até ontem não havia, pelo menos aparentemente, nenhuma movimentação sobre a possibilidade de protestos durante o desfile.


VELOCIDADE

A velocidade como estão sendo votadas as matérias na Câmara dos Deputadas oriundas do governo tem incomodando adversários do presidente da instituição, Arthur Lira, que consegue manter o equilíbrio quando da apreciação dos projetos mais polêmicos.


TENSÃO

O senador Renan Calheiros quis dar um basta na sua bancada na Câmara de Vereadores, mas parece que a coisa não será tão fácil assim. Mesmo o vereador Fernando Holanda assumindo a liderança para exercer uma pressão sobre o prefeito JHC, outro colegas não deverão seguir o líder.


DESGASTE

Como integrantes do MDB municipal já aderiram à reeleição de JHC, os diretórios municipal e estadual estão com um abacaxi a mais para descascar. A ordem, de cima, é ou que todos se alinhem ou tomem o caminho que desejarem.


EXPECTATIVA

A Defesa Civil, juntamente com os órgãos ambientais, espera identificar logo as causas dos tremores de terra na região de Arapiraca, Craíbas e adjacências, para tranquilizar a população. Equipamentos estão sendo instalados, mas somente dentro de quinze dias se terá uma avaliação sobre os fenômenos que têm dividido a opinião pública.


CONCORRENDO

O advogado Eduardo Martins, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, é um dos que concorrem a uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região de Brasília, de acordo com o site Metrópoles.


INDÍGENAS

A Polícia Federal de Alagoas (PF/AL) instaurou inquérito policial para apurar ameaças contra lideranças indígenas que vivem no município de Água Branca, no interior de Alagoas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6), pela assessoria de comunicação da instituição. Integrantes da comunidade indígena da etnia Kalankó denunciaram à PF ameaças ocorridas em decorrência da realização de reuniões, na semana passada, entre as lideranças e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), na cidade.


» Em razão do feriado nacional de 7 de setembro, quando é celebrada a Independência do Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informou que não haverá expediente nos cartórios eleitorais, Centrais de Atendimento ao Eleitor e na Secretaria do TRE nesta sexta-feira (8).

» o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, visitou as obras da nova sede das Promotorias de Justiça de Murici.

» O investimento na obra é de R$ 1.869.902,46. Nesta etapa, os serviços de alvenaria, concretagem da laje do reservatório, pavimentação externa e execução das instalações elétricas e de cabeamento estruturado estão sendo realizados.

Mais matérias
desta edição