app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN09092023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 09/09/2023 - Matéria atualizada em 09/09/2023 às 04h00

A desorganização do trânsito nas principais avenidas de Maceió tem se tornado um suplício para os pobres dos motoristas que diariamente têm de enfrentar monstruosos engarrafamentos. Tanto pela escassez de alternativas, como, principalmente, pela inobservância das regras estabelecidas pelo órgão competente.

É recorrente se ver ao longo das avenidas, sejam elas na Menino Marcelo ou Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, motoristas imprudentes se deslocando de uma pista para outra – no caso ônibus e táxis que fazem isso recorrentemente em prejuízo dos pobres mortais –, sem que, aparentemente, sejam punidos.


SEM LIMITES

Como a ação do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) não é o suficiente no momento, roga-se que a fiscalização seja mais dura e que se obrigue, de uma forma ou de outra, que os motoristas cumpram as regras básicas de convivência em um trânsito bastante tumultuado.


PALIATIVO

Enquanto estado e município não se entendem para encontrar alternativas mais robustas para o caótico trânsito em Maceió, principalmente nas duas avenidas de maior fluxo, uma terceira pista está sendo construída na Avenida Durval de Góes Monteiro. Para especialistas na área, isso é apenas uma solução paliativa.


NA BAGAGEM

O governador Paulo Dantas prepara seu retorno ao Estado depois de uma viagem à China com parte de sua equipe e deve anunciar conquistas no país asiático. Pelo menos é o que se espera, uma vez que visitas em governos passados ficaram apenas no passeio nas muralhas da China e em comidas exóticas.


CONTRA

Se depender da opinião do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o voto dos ministros do Supremo Tribunal Federal será aberto “para não ofuscar sua transparência”. Até o ministro da Justiça, Flávio Dino não concordou com o presidente Lula e disse que isso pode ser analisado mais pra frente.


PRESSA

Se depender do senador Renan Calheiros, quem estiver no MDB deve seguir as regras e, caso discordem, tome outro rumo. O senador não anda nada satisfeito com a decisão de alguns emedebistas na Câmara de Vereadores que já acertaram apoio com a candidatura à reeleição do prefeito JHC.


RACHA

Com a indicação do vereador Fernando Holanda para liderar a bancada na Câmara, alguns integrantes da bancada discordam nos bastidores. José Márcio que anteriormente havia sido escolhido, caiu.


MERGULHADO

O presidente da Câmara, Galba Netto, que tem se aproximado com o prefeito JHC e deve levar o pai debaixo do braço, prefere não polemizar, mas já tomou a decisão em quem apoiar com relação às eleições do próximo ano.


NO LIMITE

O Diretório Regional do MDB não quer se precipitar, mas tem enviado mensagens aos que se consideram infiéis. Pela vontade do senador Renan Calheiros, quem não estiver alinhado com as regras do partido pode cair fora.


MEIS

Com mudança obrigatória desde 1º de setembro, a geração de nota fiscal de serviço para microempreendedor individual (MEI) ainda é tema de dúvidas entre empresários e clientes. Sobre o assunto, a Junta Comercial do Estado de Alagoas reforça que as emissões devem ser feitas pelo sistema do governo federal e, não mais, pelo Portal Facilita Alagoas.


» Desde que foi comunicado de que assumiria o mandato de deputado estadual que Henrique Falcão não arredou o pé da Assembleia Legislativa

» Esse foi mais um dos compromissos assumidos pelo presidente da Assembleia, Marcelo Victor

» Com apenas 35 anos e novo na área, Henrique, filho de Francisco Carvalho, acompanhará nas votações a Mesa Diretora.

» A exemplo do presidente da ALE, Marcelo Victor, deputados preferem não emitir opiniões sobre candidatura do governo à prefeitura de Maceió.

» Escolas públicas e particulares têm até o próximo domingo (10) para inscreverem seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL).

Mais matérias
desta edição