Confira os destaques da política alagoana #FN01112023
.
Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/11/2023 - Matéria atualizada em 01/11/2023 às 04h00
O aceno feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o entendimento entre o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros, com possíveis resultados para uma aliança em 2026, ainda deve caminhar muito.
Os dois líderes políticos precisam, antes de tudo, sentar-se à mesa – o que, diga-se de passagem, é um exercício de paciência entre os dois – e definir quem será quem nas próximas eleições.
Além de uma aliança improvável no momento, se bem que em política tudo pode acontecer, existe, no meio, a candidatura a prefeito de Maceió, onde Lira aposta em JHC, e Renan Calheiros e seu grupo tentam desestabilizar a sua reeleição. Um acordão para 2026, quando ambos poderiam defender as vagas no Senado, pode sim acontecer, mas, antes de tudo, teriam de tentar superar todas as divergências políticas que estão muito vivas neste momento.
TRÉGUA
O que se viu nos últimos dias, claro com a interferência do Palácio do Planalto, foi uma trégua entre Lira e Calheiros. O segundo desacelerou as críticas ao grupo opositor, mas nada definitivamente.
POR ALAGOAS
O que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deixou bem claro foi o entendimento de que se se juntarem as forças de Arthur Lira e da família Calheiros – leia-se aí com a participação do governador Paulo Dantas e seus aliados -, o estado de Alagoas só tem a ganhar.
R$ 50 BILHÕES
O primeiro sinal de uma atenção especial ao Estado foi o investimento a ser feito em obras as mais diversas, o que colocaria Renan e Arthur defendendo intransigentemente os interesses de todos os alagoanos. Brigando não chegariam a lugar nenhum.
PULVERIZAÇÃO
Não será somente o MDB, partido do governo do Estado, que irá apresentar candidatos à prefeitura de Maceió. O PT, que também faz parte do jogo, estuda um nome, que poderia ser o do deputado Ronaldo Medeiros. O objetivo é apresentar vários candidatos para viabilizar um segundo turno.
CONTRA-ATAQUE
Com a aproximação aos poucos do senador Renan Calheiros com o prefeito Luciano Barbosa, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deu o troco: conseguiu R$ 20 milhões para a realização de pavimentação de 49 ruas com drenagem e sinalização, o que viabilizará a mobilidade urbana de dois dos mais importantes bairros de Arapiraca.
EXPECTATIVA
Nos últimos dias, crescem as expectativas de que Arthur Lira pode, sim, sair candidato ao Senado em 2026 e parece estar trabalhando para isso. Suas constantes incursões no interior, especialmente nos municípios de maior contingente eleitoral, sinalizam que Lira deve disputar uma das duas vagas, exatamente as ocupadas por Renan Calheiros e Rodrigo Cunha.
PRECATÓRIOS
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio do Comitê Gestor de Precatórios, mediou acordo com o município de Maceió para o pagamento de precatórios a 43 credores. A conciliação aconteceu nesta segunda (30) e terça (31). Os beneficiados deverão receber seus créditos em cerca de um mês.
PRECATÓRIOS 2
A ação foi o resultado de um chamamento público, em que 43 pessoas aderiram à convocação para realizar acordos diretos com o município de Maceió e receber seus créditos de forma mais célere. Das 43 pessoas que aderiram ao edital de chamamento, todas fecharam acordo. Mais um edital de chamamento público para credores que queiram negociar seus créditos com o município de Maceió está previsto para fevereiro de 2024.
» Veículos que foram apreendidos, recolhidos ou retirados de circulação como consequência de medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão leiloados pelo Detran.
» O leilão acontecerá no dia 9 de novembro. Ao todo, o órgão vai leiloar 205 carros, motocicletas e ciclomotores, que estão estacionados nos pátios do Detran.
» Para garantir o transporte dos alunos que vão realizar as provas do Enem, nos dias 5 e 12 de novembro, o DMTT de Maceió elaborou um plano de reforço em 32 linhas do transporte urbano nos em dois horários: das 10h às 12h e das 16h às 18h30.
» Os candidatos que possuem o cartão Vamu Cidadão terão gratuidade garantida pelo Domingo é Livre.