app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN14112023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 14/11/2023 - Matéria atualizada em 14/11/2023 às 04h00

A agressão a um advogado nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho, no final da semana que passou, movimentou toda a categoria nas redes sociais, que criticaram a maneira como a instituição adota para a proteção de jurisdicionados e serventuários da própria Justiça.

Com um boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes com a presença do agredido por empresários, a Comissão de Prerrogativas da OAB agiu prontamente, adotando as providências de praxe em defesa de seu associado e repudiando as agressões.

A agressão a um profissional do direito que está apenas defendendo os interesses de quem se acha prejudicado é, sem dúvida alguma, uma brutalidade sem tamanho e demonstra que medidas mais severas devem ser adotadas pela direção do Tribunal Regional do Trabalho, para que outros fatos não voltem a acontecer.


REVOLTA

Nas redes sociais, em grupos de advogados, a revolta era generalizada e o temor de que, sem uma segurança mais efetiva nas Varas do Trabalho, certamente deixem incomodados quem está ali para cumprir com suas obrigações em defesa de seus clientes.


NOTA OFICIAL

No final de semana, a OAB, por meio de sua Comissão de Prerrogativas, emitiu uma nota oficial em que cobra responsabilidades e afirma que “a entidade não tolera que um advogado, no pleno exercício de suas atribuições profissionais, em um ambienta laboral, seja objeto de violência ou ameaça”


AFASTADO

Enquanto afastado das atividades no Senado Federal para procedimentos médicos, o senador Renan Calheiros, que deverá ficar afastado durante um período de trinta dias, já disse que vai continuar monitorando seus projetos, inclusive sobre a instalação da CPI da Braskem.


DEFINIDO

Muito embora circulem informações de que o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça poderia topar uma candidatura a prefeito, é bom deixar bem claro que esse não é o projeto que lhe passe pela cabeça. Afinado com o grupo de Arthur Lira, Gaspar está disposto a marchar com o prefeito JHC.


FRACIONADO

O objetivo da oposição é fracionar as candidaturas majoritárias em Maceió e tentar emplacar alguns nomes na Câmara de Vereadores. É o caso do PT, que prepara Ronaldo Medeiros como candidato contra o prefeito JHC, o que até o momento não parece ter muitas chances.


ABONADOS

E os vereadores da Câmara Municipal de Delmiro Gouveia, hein? Aumentaram seus salários em 100% e agora passam a receber a bagatela de R$ 10 mil por mês a partir da próxima legislatura.


MAIS ATENÇÃO

Servidores da área de atendimento do hospital de emergência da Unimed, no bairro do Farol, precisam ter mais cuidado no atendimento a quem procura aquela instituição hospitalar. Casos de troca de prontuários têm acontecido e colocam em risco medicações indicadas pelos médicos. Falta de atenção que pode acarretar sérios problemas de saúde.


CONSCIÊNCIA NEGRA

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o governo de Alagoas produziu um vídeo institucional com 100% de atuação de profissionais pretos. Desde criação, elaboração da peça, direção e edição, além do elenco, todos que foram mobilizados eram negros. A campanha tem a narrativa do poema ‘Serra da Barriga’, escrito por Jorge de Lima, e mostra imagens de personagens pretos no berço de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares.


» A Prefeitura de Maceió criou o Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que tem como objetivo diminuir as desigualdades e combater o racismo na capital. A posse será nesta terça-feira (14), às 14h, no auditório da sede, no Jaraguá.

» O comitê vai atuar na criação de estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, bem como propor, acompanhar, monitorar medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial.

» A Defensoria Pública do Estado funcionará sob regime de plantão no feriado de quarta-feira (15), Dia da Proclamação da República. Durante o dia, os atendimentos cíveis serão realizados das 8h às 13h30, na sede da Instituição, na Avenida Fernandes Lima

Mais matérias
desta edição