app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15112023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/11/2023 - Matéria atualizada em 15/11/2023 às 04h00

A construção de edifícios de apartamentos no lugar do antigo e prazeroso Hotel Jatiúca pela construtora Record merece, sim, uma reflexão muito apurada pelos órgãos ambientais e principalmente pela prefeitura de Maceió, que tem o dever de defender intransigentemente o meio ambiente que reflete diretamente na vida das pessoas.

Os analistas ambientais, doutores no assunto, temem que a vegetação nativa de restinga que ainda continua sendo uma proteção natural ao avanço do mar se acabe e, com isso, atinja de morte o meio ambiente da região, modificando sobremaneira a paisagem local.

Mesmo que os adquirentes reafirmem que todas as precauções serão tomadas através de um projeto arrojado, nada mais lógico do que as autoridades se debruçarem para garantir que as futuras torres de apartamentos não danifiquem a natureza.


RISCO

O que se mais teme com a área adquirida pela construtora é o aterramento do local, canteiro de obras durante meses e até mesmo anos e a dúvida de que o meio ambiente não será atingido como prometem. Destruir a vegetação remanescente, como afirmam especialistas no assunto, é o maior desafio a ser enfrentado por quem vai realizar a obra.


COMENDA

O deputado Arthur Lira recebeu a mais alta comenda do governo de Roraima, a Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim, pela contribuição que tem dado ao estado no “desenvolvimento sustentável equilibrado e justo”, disse o presidente da Câmara dos Deputados. Por aqui, até agora nada.


ENCONTRO

O presidente da OAB Vagner Paes esteve com o presidente do TRT da 19ª Região, Marcelo Vieira, para encontrar soluções para evitar atos de violência nas dependências da instituição, depois da agressão sofrida pelo advogado Geraldo Carvalho na semana passada. Paralelamente, o assunto também foi levado até o Conselho de Segurança do Estado.


ATO PÚBLICO

Um ato de desagravo ao advogado Geraldo Carvalho, que foi agredido por uma das partes no interior da instituição, deverá acontecer nesta sexta-feira, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, às 11h, numa iniciativa da categoria.


MAIS UM

Um incêndio em uma das unidades da Braskem na ala industrial em Marechal Deodoro, na última segunda-feira, mas facilmente controlado por equipes técnicas da empresa, reacende a preocupação com indústria. De pequenas proporções, ainda não se sabe os reais motivos do incidente.


SEM TRÉGUA

A oposição na Câmara de Vereadores continua insistindo nos gastos feitos pelo município de Maceió com o dinheiro da Braskem, mas grande parte dele foi aplicado na compra do Hospital do Coração, que, no primeiro trimestre do próximo ano, entrará em pleno funcionamento.


SEM INCOMODAR

Em pesquisas publicadas no início da semana para a prefeitura da capital, o prefeito JHC lidera com folga, enquanto pretensos candidatos do governo patinam em posições irrisórias. Segundo os levantamentos, quem tem uma boa aceitação na capital depois de JHC é o deputado federal Alfredo Gaspar.


EXAGERO

A inflação acumulada no período foi de 4,91%, mas a BRK Ambiental, que é responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana, não está nem aí. Sapecou um reajuste na conta de água de 8,79%, o dobro do recomendável, o que foi criticado duramente até pelo Sindicato dos Urbanitários.


» O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, receberá hoje a Comenda Dona Rosa da Fonseca.

» A honraria será entregue pelo Município de Marechal Deodoro. O evento começa às 19h, no Complexo Conventual de Santa Maria Madalena, no centro histórico da cidade.

» A Defensória Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) vai realizar, nos dias 21 e 22 de novembro, um mutirão de revisão processual no Presídio do Agreste

» A ação faz parte do programa "Defensória no cárcere", que tem como objetivo reavaliar a situação processual e de encarceramento dos custodiados assistidos pela instituição.

Mais matérias
desta edição