app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17112023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/11/2023 - Matéria atualizada em 17/11/2023 às 04h00

A construção de ciclovia principalmente na parte alta de Maceió foi uma iniciativa das mais importantes feitas pela prefeitura para ajudar na mobilidade urbana e na segurança dos ciclistas. Mas, até agora, nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Limas, elas não têm funcionado como deveria.

Durante os dias ,ainda é muita pouca a circulação de bicicletas na região e, inexplicavelmente, alguns usuários ainda insistem em procurar as vias mais movimentadas aumentando o risco de acidentes.

Para a utilização da ciclovia com mais frequência, será necessária uma campanha publicitária para despertar a segurança dos que necessitam desse tipo de transporte e evitar, naturalmente, acidentes quase frequentes.


DE OLHO

O Procon tem alertado os consumidores a terem muito cuidado nas compras feitas pela internet. Nesta época do ano, aumentam consideravelmente os crimes cibernéticos. Desconfiar de preços muitos baixos, portanto, é uma forma de se livrar dos marginais.


CONTRATAÇÕES

O Sine está selecionando candidatos para aproveitar a contratação temporária de pelo menos 300 pessoas a partir deste mês de novembro. Os empresários apostam na oxigenação do comércio e na comercialização de produtos, principalmente nos eletrodomésticos.


ABUSO

Os órgãos de fiscalização de proteção ao consumidor, como o Procon, devem agir contra o aumento de 8,79% na conta de água aplicado pela BRK Ambiental, assim como o Ministério Público. O reajuste foi basicamente o dobro da inflação no período, o que deve ser explicado detalhadamente pela concessionária, a qual, além disso, presta um serviço sofrível à sociedade, sobretudo na periferia da cidade.


FECHANDO O CERCO

A venda do Hotel Jatiúca ainda não muito bem clara quanto ao seu projeto de construção de cinco torres de apartamentos e ainda vai ter muitos lances. Agora a Assembleia Legislativa e a Câmara de Maceió querem explicações convincentes da construtora que adquiriu o imóvel e entram na parada para evitar que o meio ambiente naquela região seja atingido duramente.


MONITORANDO

Vereadores integrantes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente vão acompanhar de perto o projeto e questionar as novas edificações, se for o caso. A Lagoa da Anta é um patrimônio público inestimável, argumentam vereadores e deputados.


RENDENDO

A disputa entre situação e oposição em Maceió ainda vai render por muito tempo, tendo de um lado o grupo do senador Renan Calheiros e do outro o prefeito JHC. Puxa pra lá, puxa pra cá, como sempre os imbróglios vão terminar na Justiça.


ATO SOLIDÁRIO

Os advogados alagoanos fazem hoje, a partir das 11 horas, uma manifestação em frente ao Tribunal Regional do Trabalho em solidariedade ao advogado Geraldo Carvalho, agredido no interior das dependências do TRT na semana passada.


RESSURGINDO

Uma ação realizada pela Polícia Federal na cidade de Campina Grande, na Paraíba, na manhã de ontem, desmantelou um esquema de fraudes à licitação, superfaturamento de produtos e desfio de verbas públicas. Quem pensou que o assunto estava esquecido, enganou-se. Até agora, entretanto, não houve prisões.


IMÓVEIS

A Prefeitura de Maceió iniciou o Recadastramento Imobiliário de imóveis. A ação deve ser feita pelo titular ou co-titular do imóvel, pelo Portal do Cidadão, até o fim da primeira fase, em 30 de novembro.

» A Ufal, por meio da Faculdade de Letras (Fale) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex), abriu inscrições para o programa Casa de Cultura no Campus.

» Nessa edição, o edital, voltado aos estudantes dos cursos de graduação da Universidade, conta com 534 vagas nos cursos de Inglês, Espanhol, Português Instrumental e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

» Oito escolas da rede estadual apresentaram projetos na maior exposição de matemática de Alagoas, a MatExpo, que aconteceu na Ufal, entre os dias 13 e 14 de novembro.

» Juntas, elas somam 15 trabalhos. A MatExpo é uma das atrações da programação da Matfest, evento promovido pelo Instituto de Matemática da Ufal.

Mais matérias
desta edição