app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5752
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN21112023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/11/2023 - Matéria atualizada em 21/11/2023 às 04h00

Ao anunciar, na semana passada, o pagamento do 13º salário dos servidores públicos para o dia 8 de dezembro, o Governador Paulo Dantas dá uma injeção à economia alagoana e atende às reivindicações de todo o empresariado para que possa aumentar suas vendas no Natal que se aproxima.

Garantindo o investimento de mais R$ 400 milhões logo na primeira semana de dezembro, o comércio respira aliviado ao saber que, poucos dias depois, os salários de dezembro do funcionalismo entram na conta antes do Natal.

Com dias amargos vividos pelo empresariado durante a pandemia de Covid, quando lojas fecharam as suas portas e outras atravessaram a crise com grande sacrifício, os comerciantes vibram com o tratamento que os servidores vêm recebendo do governo cujos recursos em sua grande parte são dirigidos ao comércio local.


AFLIÇÃO

Enquanto não se encontra uma solução definitiva, os habitantes dos Flexais de Cima e de Baixo, na região de Bebedouro, lutam desesperadamente com a falta de um comércio ativo e de políticas públicas. Como atestam estudos feitos por técnicos da Ufal, somente com uma realocação o problema seria resolvido.


IMPASSE

Como os custos devem ser altos e que seriam bancados pela Braskem, problema não é tão fácil de ser resolvido. Estudos e mais estudos e a população atingida direta ou indiretamente pela tragédia da Braskem, sofre as consequências.


EXPLICATIVA

Em uma extensa matéria publicada no último final de semana pela Gazeta de Alagoas, revela-se o drama dos moradores daquela localidade e a preocupação das autoridades para encontrar rápidas soluções. O parecer do professor da Faculdade de Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas Dilson Batista Ferreira foi sintomático. Não existe saída para as mais de 800 ou mil famílias que não seja a realocação.


ATRIBULADO

O final de semana foi bastante movimentado nas delegacias de polícia, e algumas pessoas tiveram que justificar supostas agressões feitas às suas companheiras. Um prato feito para a oposição.


MOVIMENTADA

A Serra da Barriga, em União dos Palmares, esteve muito movimentada durante todo o dia de ontem em comemoração ao Dia da Consciência Negra e reverência ao símbolo da resistência, Zumbi dos Palmares. Mais de 15 mil pessoas participaram dos atos que tiveram apresentações artístico-culturais.


ENTRAVE

Com a aliança consumada na região sul do Estado, as eleições de 2026 deverão ter muitas surpresas principalmente para o MDB. Sem engolir a substituição de Marcius Beltrão da Secretaria de Educação, o grupo dominante da região promete dar o troco.


REAÇÃO

Mesmo vencendo o Tombense na sua penúltima partida no último domingo, o CRB teve de enfrentar, embora com poucos torcedores, protestos contra o time e o clube. Torcedores acharam que faltou alguma coisa para a equipe subir para a série A.


NATAL

A decoração natalina já está preparada para as festas do final do ano na orla marítima de Maceió. A abertura do Natal de Todos Nós será nesta quarta-feira (22), o Natal começa oficialmente na capital de Alagoas. A festa vai iniciar com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas as 16h30 na Praça Gogó da Ema. Em seguida, haverá uma celebração eucarística para lembrar o verdadeiro significado do Natal. A partir das 18h30, o palco da festa se torna a Praça Sete Coqueiros, onde acontecerá a saída do Desfile Natalino.


» O ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins palestrou, ontem, durante o primeiro dia do II Simpósio Jurídico, com o tema “Desafios do Estado Pós – Moderno: Equidade Racial e da Mulher”, que acontece no Centro de Convenções do Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

» A fala do ministro Humberto Martins marcou o início do II Simpósio Jurídico e reforçou a importância de discutir sobre igualdade e fraternidade, além da busca pela Justiça.

» O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu, ontem, o alerta de baixa umidade relativa do ar. Agora, o aviso meteorológico fica válido até as 18h de hoje.

Mais matérias
desta edição