app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5759
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN24112023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 25/11/2023 - Matéria atualizada em 25/11/2023 às 04h00

Em que pese o esforço que o governador Paulo Dantas tem feito para colocar um ponto final nas agressões mútuas entre o senador Renan Calheiros e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a aparente tranquilidade de vez em quando é quebrada por interesses políticos como as eleições para prefeito no próximo ano.

Mesmo que eles sejam até o momento candidatos ao Senado da República com amplas chances de reeleição e eleição, os caminhos dos dois não se cruzam há vários anos e assim deve continuar, a não ser que isso prejudique o projeto político de ambos.

A eleição para prefeito de Maceió tem sido o divisor de água entre Arthur Lira e Renan Calheiros. O primeiro aposta na reeleição de JHC, que está a um passo de ganhar no primeiro turno; e o segundo em apresentar candidato para frustrar os objetivos do prefeito da capital.


MUITA DISPUTA

Até as eleições, tanto de 2024 quanto de 2026, as duas maiores lideranças políticas - excluindo-se aí o Governador Paulo Dantas, que tem atuado como um bom bombeiro –, as rusgas vão continuar. Para mais ou para menos, mas vão.


EFICIÊNCIA

Depois de protestos, reclamações e adoção de medidas protetivas solicitadas pela OAB na confusão entre um advogado e um empresário em uma das Varas do Trabalho, é importante registrar que a atitude desrespeitosa por uma das partes não ofusca o brilho do TRT nas questões trabalhistas. O seu Presidente, desembargador Marcelo Vieira, tem sido referência no esforço para que todos, indistintamente entre jurisdicionados e serventuários da Justiça, sejam atendidos de forma exemplar.


MISSÃO

Dá pra entender o jogo da oposição ao prefeito de Maceió, ao escalar vereadores para visitar obras do Hospital do Coração e questionar a maneira como ele foi adquirido e por quanto foi. Com um freio em certas solicitações para investigar o contrato em si, a Justiça tem percebido que a disputa é política e nem sempre podem se misturar os assuntos de grande relevância.


INVASÃO

Enquanto a legislação eleitoral proíbe campanha antecipada, assim mesmo pretensos candidatos a vereador invadem a periferia da cidade na prática assistencialista de sempre. Nas ruas, apenas alguns adesivos discretos apontam futuros candidatos, assim como nas redes sociais.


PROJETO FUTURO

O filho mais novo do deputado Arthur Lira pode ser a novidade nas eleições para vereador no próximo ano. Ao completar 18 anos, ele já pode estrear na Casa de Mário Guimarães. Mesmo com os compromissos assumidos pelo pai, Alvinho, como é carinhosamente chamado, pode receber um empurrãozinho.


CAMINHO LONGO

Até a conclusão geral do projeto para subir cinco torres de apartamentos no lugar do antigo Hotel Jatiúca, circundado pela conhecida Lagoa da Anta, a Construtora Record vai ter que atender a muitos questionamentos dos órgãos ambientais. O risco de um acidente ambiental com as novas edificações não é descartado, e as autoridades sabem da importância de se proteger o meio ambiente.


RIGOR

Enquanto em outros projetos, como por exemplo a fábrica da antiga Salgema, as opiniões eram mais políticas do que técnicas e a arrecadação de tributos vinha em primeiro lugar, agora a situação mudou de figura depois do desastre do bairro do Pinheiro, que atingiu milhares de pessoas. Para a realidade do projeto, serão necessárias diversas avaliações técnicas, principalmente dos órgãos ambientais. Ao construir as torres é um caminho sem volta.


» Ao ganhar o primeiro round com a oposição, o prefeito de Maceió, JHC, ainda tem um longo caminho a percorrer até as eleições do próximo ano, quando tentará um novo mandato.

» Os sucessivos abalos sísmicos na região do Pinheiro indicam que as minas de sal-gema ainda não foram devidamente resolvidas.

» A disputa pela prefeitura de Rio Largo vai ser acirrada mais uma vez. A advogada Sâmia Mascarenhas resolveu disputar a eleição do próximo ano contra o sobrinho do prefeito Gilberto Gonçalves.

» Sem adversário que possa vir a ameaçar sua candidatura, o prefeito Luciano Barbosa tem tudo para a reeleição em Arapiraca.

Mais matérias
desta edição