app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01122023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/12/2023 - Matéria atualizada em 01/12/2023 às 04h00

O Tribunal Superior Eleitoral, como faz sempre em ano que antecede as eleições, encerra nesta sexta-feira a bateria de testes nas urnas eletrônicas, tão questionadas por alguns segmentos políticos. 

Cerca de 40 especialistas se inscreveram espontaneamente e participaram dos testes realizados dentro da instituição.

Em anos anteriores, foram detectadas falhas nos equipamentos, mas o TSE informou que todas as dúvidas foram corrigidas, mesmo que o sigilo do voto tenha sido mantido e a totalização sem nenhum questionamento. 

O teste iniciado na segunda-feira passada é um procedimento de praxe realizado desde 2009.


O VOLUME É GRANDE

Além da mina da Braskem que está apresentando problemas e que pode colapsar, como preveem a própria empresa e os órgãos técnicos, como se comportarão as outras que chegam a pelo menos mais 34? A incerteza ronda a todos que ainda residem no entorno do bairro do Mutange e adjacências.


EMERGÊNCIA

Ainda sem garantia do que pode acontecer, já que as alternativas são muito variadas, a prefeitura convocou todo os seus servidores para estar atentos em caso de mais um desastre ecológico. O decreto de emergência no município, pelo prazo de 180 dias, diz bem da situação crítica por que passam os bairros atingidos pela mineração da Braskem.


ROTINA POLÍTICA

Os vereadores de Maceió, da situação e da oposição, visitaram, no início da semana, o Hospital do Coração e cada grupo, como era esperado, teve uma avaliação própria. Uns aplaudiram as instalações da nova unidade de saúde do município e outros criticaram. Afinal, o jogo político continua.


FISCALIZAÇÃO

Com bem antecedência, o Tribunal Superior Eleitoral, por meio de suas unidades nos estados, está alerta sobre a possibilidade de os candidatos nas eleições do próximo ano utilizarem artifícios para levar vantagem no pleito. A operação da Polícia Federal esta semana tentava descobrir quem estava usando contas de laranjas para benefício de um esquema fraudulento.


ALERTA

Como campanha política requer o uso de muito dinheiro e que parece não vai acabar nunca, é previsível que alguns candidatos já estejam fazendo reservas técnicas desde agora para não chamar a atenção. Por isso, o Coaf está de olho.


OPERAÇÕES POLICIAIS

Cresceram. neste final de ano, as operações policiais para combater o contrabando, pirataria, crimes de homicídio e violência contra a mulher. O objetivo da Secretaria de Segurança Pública é reforçar o policiamento na capital e no interior e reduzir ao máximo as infrações penais.


APERTO

O setor fazendário do Estado aperta o cerco contra sonegadores e, com isso, a arrecadação deve crescer. Com foco no contrabando de artigos esportivos provavelmente vindo de outros países, a Secretaria da Fazenda começa a interiorizar as ações. Em Arapiraca, embora ninguém tenha sido preso, mais de 15 estabelecimentos foram fiscalizados e mercadorias apreendidas.


SEMANA TRÁGICA

Esta foi uma semana trágica para policiais alagoanos integrantes da Força Nacional que atuam no Rio de Janeiro. O soldado da Polícia Militar Edmar Felipe Alves dos Santos foi alvejado e morto com um tiro na cabeça, disparado por um elemento que se refugiou em uma comunidade próximo à Vila alqueire, na zona oeste do Rio. Paralelamente, outros agentes alagoanos também foram alvos do tráfico, no mesmo dia.


» O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou ontem um inquérito civil para investigar os riscos a que estão sendo submetidos os trabalhadores da Braskem na região do Mutange.

» O órgão recomendou que a mineradora retire todos os funcionários da área de risco. Uma audiência foi marcada para esta sexta-feira (1º), às 16h, para que a empresa preste esclarecimentos.

» A partir do dia 3 de dezembro, um plano especial elaborado pelo Sistema Municipal de Transportes Urbano do DMTT de Maceió atenderá a população, que aproveitará os domingos para fazer compras no Centro. 

» Serão mais 10 linhas. A operação terá início às 7h e 8h, seguindo até as 15h.

Mais matérias
desta edição