app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN02122023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 02/12/2023 - Matéria atualizada em 02/12/2023 às 04h00

Pertinente e oportuno, o Alagoas Sem Fome, programa de assistência às famílias desamparadas, é um novo desafio para o governo de Alagoas, que tem avançado muitos nos últimos doze meses em diversos programas sociais.

Com restaurantes populares na capital e no interior, esse novo programa desenvolvido pelo governo Paulo Dantas, com apoio do governo federal, aponta que as diferenças políticas de lideranças em Alagoas não permitem discutir ou antecipar eleições no Estado. 

Como a fome não espera, é bom que todos, indistintamente, empunhem a bandeira da paz e de apoio a essa nova iniciativa, problema que atinge boa parte da população alagoana.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Embora venha tocando um trabalho de alta performance na realização de obras por todo o Estado, seja em estradas federais com recursos do governo federal, além de novas unidades de educação, ampliação do sistema de saúde e segurança pública, o Governador Paulo Dantas tem um olhar especial para quem mais precisa.

AVANÇO

Até o final do ano – de acordo com convênio firmado com o Ministério dos Transportes no início da semana -, o governo federal injeta cerca de R$ 100 milhões em obras, o que contribui para a geração de emprego e renda.

DEVAGAR

Mesmo que a recuperação de estradas federais esteja no cronograma do governo federal, o Ministério dos Transportes necessita acelerar o projeto de duplicação na região de Joaquim Gomes pertencente a tribos indígenas, prometido pelo ministro Renan Filho.

URGÊNCIA

Algumas estradas estaduais devem entrar em um ritmo de recuperação a partir das próximas semanas. Alguns trechos têm tirado do sério os motoristas que ali trafegam, principalmente no período da noite.

FAZENDO AS CONTAS

A preocupação agora dos candidatos a vereador é com a máquina de calcular, independentemente de programas dos partidos políticos. Eles querem, acima de tudo, perspectivas de ocupar uma vaga no Legislativo municipal na próxima legislatura. O resto vem depois.

ESPERANDO

A tão esperada duplicação da Al-101 Norte se espera que deva acontecer nos próximos dias. O inverno acabou, e recursos do governo federal já estão garantidos. Além dela, a construção do aeroporto de Maragogi que por certo vai oxigenar todo o turismo naquela região.

SINAL DE ALERTA

A Polícia Federal realizou, no meio dessa semana, uma operação para detectar contas fantasmas de laranjas para burlar a legislação e causar prejuízos a correntistas de bancos. Ela também deve estar de olho nas próximas eleições, em que alguns candidatos utilizam quase sempre alternativas de fazer caixa de campanha nada republicanas.

MAIS REFORÇO

A prefeitura de Maceió deve aumentar o efetivo da Guarda Municipal na região onde está instalado no conhecido e importante Natal de Maceió, no entorno do Marco dos Corais. Com a falta de estacionamentos na área, os veículos ficam sujeitos a arrombamentos pelos marginais

CANDIDATOS

A eleição para o Senado da República em 2026 deverá ser bem animada. A princípio são candidatos Renan Calheiros, Arthur Lira, Rodrigo Cunha e o deputado federal Paulão.


» A Braskem tem assegurado que a situação do bairro do Pinheiro está sob controle, mas os abalos sísmicos vêm acontecendo rotineiramente.. 

» Mas alguém de sã consciência acredita que a situação do afundamento do solo no Pinheiro e adjacências está resolvida? 

» E os moradores dos Flexais de Baixo e de Cima, em Bebedouro, serão realocados ou não?

» A possibilidade de um colapso em uma das minas da Braskem, no Mutange, é imprevisível, assim como suas consequências. 

» Por causa do alerta da Defesa Civil, Ifal decidiu  suspender as provas marcadas para acontecer neste domingo do Processo Seletivo de cursos técnicos.

Mais matérias
desta edição