app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15122023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/12/2023 - Matéria atualizada em 15/12/2023 às 04h00

Como se não bastasse a disputa política entre o governo do Estado e a Prefeitura de Maceió sobre a tragédia causada pela Braskem, agora a briga se acentuou entre parlamentares, com troca de farpas.

O disse me disse chegou também às redes sociais, e cada um tem procurado contar a sua verdade, exatamente em um momento onde todos, indistintamente, necessitam se unir para encontrar soluções rápidas e eficientes para a situação em que se encontra a população atingida pela mineradora.

APOIO AO GOVERNO

Como a CPI da Braskem é o prato quente da política local, o presidente da Petrobras, Jean Paul Satre, argumentou que a Braskem tem sido correta nas providências que tem tomado ao longo dos meses, certamente insatisfeito com a decisão do senador Renan Calheiros de insistir na criação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

PODE AJUDAR

Se a CPI for a fundo em suas investigações para encontrar soluções e apontar negligência de gestores e instituições, muita coisa será esclarecida. Caso contrário, as investigações serão substituídas por conflitos políticos localizados.

BASTIDORES

Ninguém até agora esclareceu por que o ministro Renan Filho retornou às pressas ao Senado para votar pela indicação do ministro Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal. Será que havia dúvida quanto ao número de votos no plenário?

NEBULOSO

Com experientes técnicos alagoanos e nacionais se debruçando sobre o que aconteceu com a mina 18 após o desmoronamento, é de estranhar a informação de que somente em dez dias se saberá com precisão quais foram os efeitos. Permanece a dúvida se o colapso vai ou não atingir outras minas próximas à que ruiu.

PROTESTOS

Os moradores dos Flexais de Baixo e de Cima e de outras regiões continuam mobilizados contra a Braskem. Recentemente, um grupo fez protestos em frente à residência do prefeito JHC, na Ponta Verde, reivindicando mais pressa no atendimento às suas reivindicações.

DO OUTRO LADO

Enquanto uns protestam pedindo providências sobre as reivindicações, agricultores fecharam ontem os dois lados da BR-101, à altura do município de Joaquim Gomes, prejudicando quem voltava ou se dirigia ao Recife ou cidades circunvizinhas. Eles protestaram contra a possibilidade de o Congresso derrubar o veto do presidente Lula ao Marco Temporal.

CONTROLE

O governo federal deu demonstração, com a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga de Rosa Weber, que tem o controle político, se não total, mas parcial no Senado da República. A indicação de Dino foi uma demonstração do poder de fogo do Palácio do Planalto.

TRAGÉDIA

Um acidente de graves proporções, envolvendo três veículos, deixou duas pessoas mortas e dois gravemente feridos na BR-425, no Pilar. O Corpo de Bombeiros foi acionado e quatorze militares prestaram socorro às vítimas.

MENÇÃO HONROSA

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) concedeu Menção Honrosa ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pela criação dos painéis de monitoramento de presos provisórios e do tempo entre prisão e julgamento de réus do primeiro grau de jurisdição.A honraria foi entregue ao Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, desembargador Domingos Neto, pelo ministro Luis Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça, na 1ª edição do Prêmio “Corregedoria Ética”.


» A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce) prorrogou até segunda-feira (18) as inscrições para os editais de Audiovisual e Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo.

» Com foco em projetos inovadores, a chamada pública busca fomentar a execução cultural no segmento, audiovisual, alavancando talentos locais.

» Ja na parte de multilinguagens, a chamada engloba diversos segmentos, desde Cultura Popular até Cultura LGBTQIAPN+.

» O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem determinar ao Congresso Nacional a aprovação de uma lei para garantir a regulamentação da licença-paternidade no País.

Mais matérias
desta edição