Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN16122023
.
A tragédia dos bairros atingidos pelo afundamento, que tomou conta do noticiário dos principais órgãos de imprensa do País após o colapso na mina 18, com consequências imprevisíveis – o que acabou não acontecendo -, não afastou o trabalho de bastidores de boa parte da classe política que está voltada para as eleições do próximo ano.
Os acordos financeiros, alianças políticas e compromissos outros estão sendo assumidos por lideranças principalmente no interior do Estado, aproveitando o momento em que os órgãos de fiscalização estão voltados para o problema causado pela Braskem.
ESPERANÇA
Como ainda não se tem um diagnóstico conclusivo sobre os efeitos do colapso da mina 18, teremos que esperar o prazo de 10 dias pelo resultado dos estudos feitos com os novos equipamentos colocados no Mutange. Até lá, tudo pode acontecer.
Carreta da Saúde da Mulher oferece exames gratuitos em Maceió
Vídeo mostra torcedor sendo espancado antes de jogo em Maceió
Feminicídio em AL: mulher é assassinada e ex é o principal suspeito
Hemoal faz apelo urgente após estoque de sangue chegar ao nível crítico
Caso da bebida em feira de AL ganha novo capítulo; veja o que foi feito
PROJEÇÃO
Nenhuma observação até agora garante que a situação do desmoronamento da mina está resolvida. O volume de água recebido da lagoa pode mostrar o que pode acontecer outras minas estabelecidas nas proximidades.
BLOQUEIO
Os órgãos de fiscalização, entre eles o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública e o Ministério Público de Alagoas, jogaram pesado na última quinta-feira, ao pedir o bloqueio de R$ 1 bilhão da Braskem.
PRESSA
Para cabos eleitorais já contactados e com compromissos assumidos, mesmo que o Estado passe por uma situação difícil com a tragédia da mineração, não se pode perder a chance de fechar acordos já para o próximo ano, com vistas a uma eleição que promete ser das mais disputadas na capital e no interior.
DISPUTA
A disputa política entre os dois grupos mais fortes atualmente em Alagoas vai de vento em popa, principalmente no estica corda patrocinado pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e pelo senador Renan Calheiros, presidente do diretório regional do MDB.
PALANQUE ASSEGURADO
Mesmo que ainda falte algum tempo para ser iniciada, a CPI da Braskem deixa uma expectativa de que serão feitas muitas revelações com as convocações por parte de membros da comissão. E, de pronto, a curiosidade para saber quem são os verdadeiros responsáveis direta ou indiretamente pela tragédia socioambiental.
RELATOR
Nos bastidores, a disputa agora é para a indicação do relator da CPI, cargo essencial na confecção do relatório final. Por ter sido autor do pedido de criação da comissão, a lógica diz que Renan deveria ser o escolhido. Mas como os trabalhos terão inicío em um ano eleitoral, ninguém sabe o que vai acontecer.
PRA ESQUECER
O Plano Diretor de Maceió, uma das maiores prioridades da cidade, tão cedo será apreciado pela Câmara de Vereadores. Embora o vereador Eduardo Canuto venha se esforçando para dar sequência ao trabalho, as eleições do próximo ano não devem deixar a apreciação do projeto acontecer. A campanha, por certo, inibirá qualquer ação mais intensa sobre o plano.
SALÁRIO
A Prefeitura de Maceió vai pagar o salário referente ao mês de dezembro na próxima quarta-feira (20) a todos os servidores efetivos, comissionados, aposentados, pensionistas e estagiários do município. Nesse mesmo dia também será liberado o 13° salário ao funcionalismo municipal.
» Os senadores Rodrigo Cunha e Renan Calheiros se estranharam durante a instalação da CPI da Braskem, que deverá ter seus trabalhos iniciados em fevereiro, a contragosto do governo federal.
» Enquanto o MP corre atrás para que a Braskem assuma com os compromissos, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, argumenta que a empresa tem cumprido rigorosamente com suas obrigações.
» Ninguém sabe ainda com segurança os efeitos do colapso da mina 18, que inicia seu período de acomodação.
» Prefeito, governador e a bancada federal deverão se reunir mais uma vez nos próximos dias para definir as prioridades para os atingidos pela tragédia.