app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN27122023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/12/2023 - Matéria atualizada em 27/12/2023 às 04h00

Por mais que a oposição tenha reforçado a tropa de choque na Câmara Municipal de Maceió, os números de pesquisas indicam que JHC administra com certa facilidade sua dianteira na corrida à reeleição.

Ao que parece, mesmo com críticas sobre o acordo feito com a Braskem, o bombardeio até agora não foi capaz de mudar o panorama político, com o prefeito navegando com o apoio da maioria da Câmara, à frente o presidente da Casa, Galba Neto.

LIMITE

Enquanto as pesquisas se sucedem e o quadro eleitoral se mantém inalterado, o MDB vai ter que definir qual a sua posição com relação a alguns vereadores considerados infiéis. Galba Neto e Chico Holanda são dois que estão na mira do presidente do Diretório Municipal, deputado federal Rafael Brito.

NÃO DÁ PRA ESPERAR

Para alguns integrantes da oposição, a indecisão sobre a adoção de medidas não é boa para o MDB e estimula outros a adotarem o mesmo caminho. Para outros, a expulsão dos quadros do partido é apenas uma questão de tempo.

APELAÇÃO

Sem encontrar até agora alguém capaz de disputar de igual para igual a Prefeitura de Maceió, a oposição pode apostar em um novo nome para não queimar emergentes lideranças políticas. Mas a escolha está dando um trabalho enorme ao MDB.

SEM SEGURANÇA

Médicos plantonistas de postos de saúde do Estado, principalmente na parte alta da cidade, pedem medidas de segurança depois da retirada de empresas de vigilância. Eles temem agressões aos profissionais que prestam seus serviços nesses locais.

EM ALTA

Na temporada de férias, já iniciada, Alagoas conta com mais 37 voos extras, o que garante em grande parte a presença de turistas até o próximo carnaval. O Estado foi o segundo no Nordeste a receber reforço aéreo neste período.

BOLSONARO EM ALAGOAS

O ex-presidente Jair Bolsonaro passará a virada do ano em uma pousada na cidade de São Miguel dos Milagres, região Norte de Alagoas. Ele desembarcou ontem à noite no Aeroporto Zumbi dos Palmares e foi recepcionado por um grande número de apoiadores. A presença dele certamente fará crescer o fluxo de turistas durante a passagem do ano naquele município.

BASTIDORES

Mesmo no período de recesso, deputados estão trabalhando muito nos bastidores para dar apoio aos seus candidatos. Acordos, novas alianças e compromissos financeiros estão na ordem do dia.

REFORÇO

As polícias rodoviárias federal e estadual estão reforçando suas equipes de fiscalização para evitar o recorrente índice de acidentes de trânsito em rodovias no interior do Estado na virada de ano. A operação especial será deflagrada já a partir da próxima sexta-feira.

CELULAR SEGURO

Uma semana após ser lançado, o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já resultou no bloqueio de 3.896 aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados. Segundo o ministério, até o início da tarde de ontem, a ferramenta recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos.

UNIÕES HOMOAFETIVAS

O Brasil registrou 59.620 casamentos entre pessoas do mesmo sexo entre 2013 e 2021. Os dados são do Observatório Nacional dos Direitos Humanos. O número indica aumento de 148,7% em nove anos, com 3,7 mil registros em 2013 e 9.202,em 2021. O maior aumento anual ocorreu entre 2017 e 2018 (61,7%).


» O prazo para cadastro e recadastro do cartão Vamu Escolar começa na próxima terça-feira (2) e segue até o dia 31 de março. As instituições de ensino têm até 28 de fevereiro para enviar os dados dos alunos matriculados.

» A primeira solicitação tem que ser realizada na sede do Vamu, na Rua Buarque de Macedo, vizinho ao Sebrae ou no terminal do Benedito Bentes

» Mais de 29 mil novos cadastros foram feitos em 2023 no Cadastro Único (CadÚnico) em Maceió, porta de entrada para os programas sociais.

» Os dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

Mais matérias
desta edição