app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN28122023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 28/12/2023 - Matéria atualizada em 28/12/2023 às 04h00

Aguardada com grande expectativa, a CPI da Braskem, que iniciará seus trabalhos em fevereiro, no mês do carnaval, deverá ter lances inusitados e já são feitas projeções sobre quem será indiciado se as evidências não mudarem de rumo.

Se depender da oposição, o prefeito JHC deve ser um dos alvos principais, muito embora a história da antiga Salgema tenha muitos protagonistas, a exemplo de autoridades que permitiram sua instalação no Pontal da Barra há algumas décadas.

ANO DE ELEIÇÃO

Para observadores, a extensão dos danos causados pelo alastramento de rachaduras que atingiram vários bairros e, mais recentemente, pelo colapso da mina 18, serão tema das discussões em ano eleitoral, que visam principalmente à disputa pela prefeitura da capital.

ESCALADOS

Tanto de um lado, como do outro, vários personagens foram escalados para minar a resistência da oposição e da situação, o que deverá render debates intermináveis com denúncias ácidas na imprensa.

ACIRRADA

A disputa por redutos políticos na grande Maceió entre situação e oposição tem sido grande. Os candidatos buscam alianças e até regiões onde o eleitorado está solto com a desistência de vereadores que não irão para a reeleição, a exemplo de Francisco Salles.

NA AGENDA

Fala-se, nos corredores da Secretaria de Segurança Pública, que outras operações policiais vão ser deflagradas até o final da semana. Tráfico de drogas e sonegação de impostos são os alvos principais.

PRESSA

Moradores da Região Norte do Estado estão na expectativa de que o governo reinicie, dentro de pouco tempo, a duplicação da AL-101, prevista para chegar até a Barra de Santo Antônio. A realização das obras é fundamental para o aumento do turismo em municípios como São Miguel dos Milagres e Maragogi.

PRÉVIAS

O carnaval começa mais cedo no mês de fevereiro, e a frevança também se inicia já neste mês de janeiro. O Iate Clube Pajussara já informou que realizará o seu tradicional Verde e Branco.

RECEPÇÃO

Muita gente compareceu ao aeroporto Zumbi dos Palmares na terça-feira (26) para prestigiar a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro, que romperá o Ano Novo em uma conhecida pousada de São Miguel dos Milagres pertencente ao ex-ministro do Turismo e amigo pessoal Gilson Machado.

INTENSO

O movimento, logo após as 18h, foi intenso e se formou uma caravana para prestigiar o evento. Bolsonaro foi muito aplaudido, cumprimentado e demonstrou que sua liderança política continua em alta no estado de Alagoas.

ATRAÇÃO

A presença de Bolsonaro na praia de São Miguel dos Milagres, ontem, acompanhado do filho Carlos Bolsonaro, foi uma atração à parte para nativos e turistas.

AULÕES

A Prefeitura de Maceió promoveu, ao longo de 2023, diversas iniciativas e aulões preparatórios para importantes processos seletivos, beneficiando mais de 6 mil estudantes diretamente, além dos milhares de alunos que tiveram acesso aos conteúdos on-line. As ações são coordenadas pela Semed. O primeiro projeto, o Pré-Vestibular Educar é Massa, se consagrou como o maior preparatório gratuito de Alagoas para o Enem 2023; voltado para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino do estado, com os melhores professores de isoladas de Alagoas.


» O estudante Victor Umbelino Barbosa, de 19 anos, foi o único alagoano aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado um dos mais concorridos do país.

» Após dois anos de preparação intensa, o filho de um casal de professores de matemática conquistou o 6º lugar no concurso.

» Os candidatos que iniciaram o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante o período da pandemia terão mais um ano para concluir os trâmites.

» A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é válida para quem iniciou o processo a partir de março de 2019.

Mais matérias
desta edição