app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN29122023

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 29/12/2023 - Matéria atualizada em 29/12/2023 às 04h00

O Governador Paulo Dantas está encerrando 2023 com boas notícias para o funcionário público estadual, comprometendo-se a antecipar o 13º salário a partir de 2024, numa projeção programada com a Secretaria de Estado da Fazenda.

Os servidores efetivos, ativos e inativos receberão 50% no mês de seus aniversários e o restante em dezembro. Os comissionados receberão a metade em julho e os outros 50% em dezembro, de acordo com o anúncio feito pelo governador pelas redes sociais.

ESTRATÉGIA

Nas considerações feitas pelo chefe do Executivo estadual, a antecipação de um calendário do 13º salário tem o objetivo de atender aos servidores públicos e impulsionar o comércio durante as festividades de fim de ano, quando Alagoas passará a receber a injeção de mais de R$ 1 bilhão. Isso, segundo ele, movimentará a economia e manterá o comércio aquecido nas festas de final de ano.

PONTO DE ATRAÇÃO

Nos últimos dias, a praia de São Miguel dos Milagres teve suas atenções voltadas para a presença do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, que está hospedado em uma pousada pertencente ao ex-ministro do Turismo Gilson Machado.

SEGURANÇA

Mesmo com o reforço de sua segurança pessoal, Bolsonaro tem circulado pelas redondezas, feito percursos de jangada e cumprimentado moradores da região e turistas dos mais diversos estados do Brasil. O ex-presidente, que romperá o Ano Novo com amigos e familiares, deve retornar ao Rio de Janeiro na primeira semana de janeiro.

PROJETANDO

O deputado Arthur Lira, revelam bastidores políticos, está mesmo decidido a disputar uma das vagas para o Senado e poderá ter como companheiro de chapa o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça.

NOVA OPERAÇÃO

Alagoas amanheceu ontem com centenas de agentes policiais sob o comando do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, em ação para prender marginais acusados de homicídios violentos e tráfico de drogas. As operações aconteceram em Maceió e Arapiraca e contaram com a participação dos delegados Eduardo Mero, Alexandre Leite, Tacyane Ribeiro, Daniel Mayer, Thales Araújo e Edberg Oliveira.

PROGRAMAÇÃO

O governo federal definiu o calendário de feriados e pontos facultativos para este ano. Serão dez feriados e oito pontos facultativos. Além da confraternização universal que acontecerá na segunda-feira, estão na pauta carnaval, Paixão de Cristo e outras datas.

ANIMAÇÃO

A prefeitura já divulgou o calendário de eventos da virada do ano em Maceió, que, além de atrações musicais que se apresentarão em vários bairros da cidade, e shows pirotécnicos, com toneladas de fogos com baixo ruído abrilhantando as comemorações.

CONECTADA

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou, ontem, o "Sefaz Conectada", aplicativo que disponibiliza serviços fazendários de forma prática. Disponível, nessa primeira etapa, para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos Google Play.

CONECTADA 2

Na fase atual, o aplicativo vai disponibilizar links diretos para: agendamentos, certidões, legislação, consultas a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Ordens de Serviço (OS), emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAR) e serviços referentes ao Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), além da Nise, a assistente virtual fazendária.


» O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou ontem que o Ministério da Fazenda transferiu R$ 6,1 bilhões para o fundo que custeará a Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio público, apelidada de Pé-de-Meia.

» O governo federal divulgou ontem os dias de feriados nacionais e estabeleceu os dias de ponto facultativo, para o ano de 2024.

» De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entre as 18 datas comemorativas, 8 são pontos facultativos e 10, feriados nacionais. Entre os feriados, 4 cairão em finais de semana.

Mais matérias
desta edição