app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN06012024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 06/01/2024 - Matéria atualizada em 06/01/2024 às 04h00

AEm funcionamento desde 2021, a Casa da Mulher Alagoana é um espaço humanizado, com atendimento multidisciplinar que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Em 2023, o espaço abrigou 76 mulheres e atendeu mais de 1.700.

A casa conta com atendimento psicossocial, Delegacia Especializada para boletim de ocorrência e pedido de medida protetiva, Juizado Especializado, Defensoria Pública para prestação jurídica, brinquedoteca, prioridade nos programas sociais da prefeitura, como aluguel social e casa própria; além de servir como abrigo temporário para aquelas que estejam em situação de risco ou que não tenham para onde ir com seus filhos.

PREVIDÊNCIA

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas (Alagoas Previdência) anunciaram mudanças no atendimento ao público formado por inativos, pensionistas e dependentes. O atendimento passa por migração e aqueles que necessitam deste serviço devem ficar atentos. O que anteriormente era realizado pela Alagoas Previdência agora será executado exclusivamente pelas corporações militares por meio da Diretoria de Proteção Social (DPS).

SINDIFISCO

Os membros da diretoria e dos conselhos do Sindicato do Fisco de Alagoas (Sindifisco/AL) tomaram posse na manhã dessa sexta-feira (5). Os novos dirigentes vão comandar a entidade no biênio 2024/2025. Pela 7ª vez escolhido para presidir o sindicato, Irineu Torres se tornou um responsáveis pela construção da imagem da entidade ao longo de seus 35 anos.

MAIS MÉDICOS

O BNDES, por meio da iniciativa Juntos pela Saúde, e a associação civil independente Umane vão destinar até R$ 20 milhões para projetos de atenção primária em saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios do Norte e Nordeste com menos de um médico a cada mil habitantes. A operação deve beneficiar mais de 1,4 mil cidades das duas regiões.

UNCISAL

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vai disponibilizar 400 vagas no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2024. A instituição aderiu ao programa que utiliza como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições acontecem no período de 22 a 25 de janeiro de 2024

NEGOCIAÇÃO

Contribuintes com dívidas com a Receita Federal poderão quitar seus débitos com desconto de 100% das multas e dos juros. Para aderir ao programa da autorregularização incentivada de tributos, o contribuinte precisa fazer um pedido por meio do portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.

» O relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgado na sexta-feira aponta apenas um ponto impróprio para banho em Maceió e um no litoral Sul de Alagoas.

» O IMA-AL autuou na quinta-feira (4) uma construtora por serviço de terraplanagem, aterramento e extração mineral em Área de Preservação Permanente (APP), no município de Rio Largo.

Mais matérias
desta edição