app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN24012024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 24/01/2024 - Matéria atualizada em 24/01/2024 às 04h00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu ontem um ciclo de audiências públicas para discutir sugestões aos textos das regras que vão guiar as eleições municipais neste ano.

Ao todo, a Corte Eleitoral recebeu quase mil propostas de aperfeiçoamento das 10 minutas de resoluções que tratam do pleito eleitoral deste ano. Os textos são relatados pela vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que vai presidir o tribunal durante as eleições.

Além de regras já conhecidas, entre outros pontos, as propostas em discussão trazem avanços no combate a conteúdos falsos e manipulados.

ESTRADA

O governo de Alagoas inaugura, no próximo dia 29, a requalificação da Rodovia AL-205. A via, que conecta União dos Palmares a Santana do Mundaú, recebeu investimentos de R$ 26,5 milhões e ganhou asfalto novo, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem completa, com nova sarjeta, meio-fio e descidas d’água. São 25 quilômetros de rodovia, que atendem mais de 72 mil alagoanos.

LEILÃO

No dia 31 de janeiro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai realizar um leilão de bens móveis inservíveis que pertencem a seu patrimônio, a partir das 9h, de forma presencial, no hall de entrada do Almoxarifado Central do Campus A.C. Simões, em Maceió. Também haverá transmissão online. A lista de itens conta com 13 veículos e tanque-pipa.

CURSOS

Alunos do ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social terão à disposição 16 mil vagas de cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Segundo o órgão, os cursos oferecidos estão dentro de programas do governo federal - em parceria com Ifal, Sistema S (Senai/Sest/Senat) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google) -, como o Programa Mil Mulheres.

IPTU

O boleto de pagamento do IPTU de 2024 em Maceió com o desconto de 15% poderá ser emitido pela internet. Basta acessar o online.maceio.al.gov.br, solicitar o serviço à Roberta, atendente virtual da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) e informar o número de inscrição do imóvel ou o CPF e CEP do titular. Este ano, a cota única com a redução do valor será disponibilizada somente no formato digital. A guia digital também oferece um QR Code para o pagamento via Pix e código de barras para o pagamento por meio de aplicativos bancários.

DESASTRES

Desastres socioambientais como transbordamentos de rios e deslizamentos de terra fizeram com que o ano de 2023 tivesse o maior número de ocorrências desses gêneros no País, segundo apontou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O órgão somou 1.161 eventos como esses de origem hidrológica (716 registros) e geológica (445 casos).


» Movimentos sociais, empresários e poder público se reuniram ontem para discutir sobre a regulamentação da Região Metropolitana de Maceió (RMM).

» O encontro foi marcado pela Participação Social, que faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

Mais matérias
desta edição