app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN25012024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 25/01/2024 - Matéria atualizada em 25/01/2024 às 04h00

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas promoveu reunião com representantes de condomínio localizado no acesso à praia de Sauaçuhy, no bairro de Ipioca, em Maceió, em busca de uma solução extrajudicial para a controvérsia quanto à obstrução ou dificuldade de acesso por banhistas.

A iniciativa do procurador da República Lucas Horta, titular do 4º ofício do Meio Ambiente em Alagoas, teve como objetivo iniciar tratativas sobre a possibilidade de o próprio condomínio eliminar as barreiras físicas que dificultam a passagem até a praia. A proposta é restaurar o acesso público pela única via disponível nas proximidades.

SALÁRIO

O Governador Paulo Dantas anunciou ontem que o Estado fará o pagamento do salário dos servidores na próxima terça-feira (30). Ao todo, segundo Paulo, são 90 mil servidores que terão o dinheiro na conta. Isso permitirá, de acordo com o chefe do Executivo, que sejam injetados R$ 515 milhões na economia do Estado.

SIMPÓSIO

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) promoverá, hoje e amanhã, na Escola de Governo, no Centro, o primeiro Simpósio de Visibilidade Transvestigênere de Alagoas. Transvestigênere é um neologismo que propõe substituir o termo transgênero e ser mais inclusivo, por fundir as palavras transexual e travesti, além de terminar de forma neutra em alusão às pessoas não binárias.

PRISÕES

Dois policiais civis foram presos acusados de cometer crimes de tráfico de drogas e desvio de materiais apreendidos em Alagoas. As prisões foram feitas ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), órgão vinculado ao Ministério Público de Alagoas.

CANAL

O Comitê Gestor do Canal Adutor do Sertão Alagoano se reuniu ontem para tratar da transição de competências do equipamento para a Casal e para a Segov. Coordenado pela vice-presidente Operacional da companhia, Laura Petri, o encontro, realizado na sede da Casal, serviu ainda para reforçar as atribuições de cada órgão diante do empreendimento.

CANAL 2

Segundo decreto publicado em outubro, cabe à Segov, por intermédio da Casal, a análise, a autorização e a cobrança pelo uso da água do canal. Para isso, a secretaria deverá elaborar um instrumento próprio para permitir o uso da água e publicá-lo no Diário Oficial do Estado.

CRIMINALÍSTICA

Tomou posse ontem, na sede da Polícia Científica de Alagoas, o primeiro chefe especial do Instituto de Criminalística do Agreste. A unidade do IC sediada no município de Arapiraca será administrada pelo perito criminal Marcos Aurélio, de 47 anos. A estrutura da Polícia Científica foi alterada com a criação de duas novas unidades do Instituto de Criminalística no interior. Até então, a base de Arapiraca funcionava como extensão do Instituto de Criminalística da capital.

» O Hemoal celebrou ontem o acordo com a Hemobrás para o início do recolhimento de plasma excedente, que irá ampliar o acesso da população à saúde, por meio da produção nacional, com qualidade internacional, para fabricação de medicamentos derivados do plasma.

Mais matérias
desta edição