app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN02022024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 02/02/2024 - Matéria atualizada em 02/02/2024 às 02h00

A disputa eleitoral, principalmente no interior do Estado, vem ficando acirrada à medida que o tempo passa. Alguns municípios estão praticamente com eleições ou reeleições garantidas, mas, até o prazo estabelecido pela Justiça para composições políticas, o caldo pode entornar. Nessa disputa, de um lado o MDB da família Calheiros, do Governador Paulo Dantas e do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, e, do outro, ninguém menos do que o deputado Arthur Lira e o prefeito do maior colégio eleitoral, JHC.

MUTIRÃO

Os partidos políticos, principalmente em Maceió, se articulam para lançar chapas robustas de candidatos a vereador. Na lista dos mais fortes, o PP, PL e MDB. No forno, mudanças nos partidos.

INCONSISTÊNCIA

Por mais que as autoridades aleguem que as minas 20, 21 e 29 da Braskem na Lagoa Mundaú, próximo ao Mutange, não ofereçam perigo, os monitoramentos e até mesmo a Defesa Civil dizem o contrário.

CRATERA

Pelas avaliações, uma enorme cratera envolvendo as de números 20 e 21 se formam, podendo essas minas vir a colapsar, causando, senão vítimas – a população já foi desalojada do local -, danos ambientais praticamente irreversíveis.

VELOCIDADE

Ao contrário do que acontece quando há redução nos preços, o aumento dos combustíveis oriundos do reajuste do ICMS já está em vigor em muitos postos.

TURISMO

O governo do Estado vai anunciar na próxima segunda-feira (5), uma série de ações para fomentar o turismo em Alagoas, em uma cerimônia do Palácio República dos Palmares. Nesse dia será instituído o Conselho Estadual de Turismo (Conetur), e também será lançado o Observatório do Turismo de Alagoas.

PROCURADORIA

Mais de 354,410 mil processos tramitaram na Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE) ao longo de 2023. O número reflete um aumento de quase 22% em relação ao ano passado, mas ultrapassa os 85% se comparado ao volume de 2021.. Em abril de 2022, doze novos procuradores foram empossados.

MAIS MÉDICOS

O Programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal para assegurar assistência nas regiões de difícil acesso, conta com 235 profissionais, sendo 55 intercambistas, que atuam na Atenção Básica em todos os municípios alagoanos. O programa foi criado em 2013, com o objetivo de suprir a carência de profissionais em algumas regiões.

» Uma maré vermelha intoxicou banhistas e levou pânico a dezenas de pessoas na Barra de Santo Antônio, na Região Norte.

» A madeireira alvo de um dos maiores incêndios nos últimos meses em Maceió não tinha seguro e os prejuízos são avaliados em mais de R$ 6 milhões

» Dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão foram feitos em Alagoas durante o dia de ontem dentro do programa de combate ao crime organizado.

Mais matérias
desta edição