app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN03022024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 03/02/2024 - Matéria atualizada em 03/02/2024 às 04h00

A prefeitura de Maceió terá grandes desafios para este ano de 2024 em meio a turbulências das eleições municipais marcadas para outubro próximo. Entre eles, manter e aprimorar os serviços e programas já existentes e acelerar as obras do Renasce Salgadinho, riacho que tem trazido transtornos aos alagoanos e turistas que nos visitam.

Neste período de férias, em que a atracação de grandes navios têm sido frequente, em ocasionais dias de chuvas a poluição na enseada do Porto de Maceió é de revoltar turistas e envergonhar a população. A poluição visual do alto das embarcações desanima quem deseja visitar a capital do Estado e naturalmente outras praias em toda a extensão da orla marítima. Que as autoridades cuidem disso enquanto é tempo.

DEFINIDO

Nos bastidores políticos, dá-se como certo o afastamento do Governador Paulo Dantas em 2026 para concorrer a uma vaga de deputado federal. No mínimo, voltaria com toda a tranquilidade para a Assembleia Legislativa.

MUDANDO DE RUMO

O ex-deputado João Caldas está mesmo disposto a disputar a prefeitura de Colônia de Leopoldina, na vaga que será deixada pelo atual prefeito, Manuilson Andrade. Caldas, que passou um tempo cuidando da prefeitura de Maceió auxiliando o filho, JHC, já está com a campanha nas ruas.

DIFICULDADE

O deputado estadual Francisco Tenório está com dificuldade para eleger seus candidatos a prefeito em Chã Preta e Viçosa. O panorama político no momento não lhe tem sido favorável.

VAGA DISPUTADA

No cenário político em Maceió, as negociações continuam de vento em popa para indicação do vice na chapa do prefeito JHC. Davi Davino e Galba Netto disputam a preferência, já que a secretária Jó Pereira parece ter saído do circuito.

PRESENTES

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros não perdem tempo no interior e devem aumentar de intensidade a partir de agora. Eleger um número maior de candidatos é o objetivo do MDB e PP.

MAU PRESSÁGIO?

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não participou da posse na última quinta-feira do ministro Ricardo Lewandowski e viajou para Alagoas.

RECLAMAÇÃO

Médicos plantonistas da rede pública de saúde do Estado estão reclamando da falta de segurança nos postos da periferia da cidade de Maceió. Alguns deles têm sofrido até ameaças nos plantões noturnos. Pelo que se sabe, a empresa de vigilância que realizava o serviço foi descredenciada.


» De acordo com a legislação eleitoral, entre 7 de março e 5 de abril acontece a janela partidária, em que os candidatos poderão trocar de partido sem perder o mandato.

» Galba Netto, presidente da Câmara de Vereadores, e Chico Holanda deverão ser forçados a sair do MDB. O destino, a princípio, seria o partido de JHC, o PL.

» O MDB ainda não decidiu o que fazer com os vereadores que aderiram à reeleição do prefeito JHC, mas alguns deles já foram suspensos provisoriamente do partido.

Mais matérias
desta edição