app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN09022024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 10/02/2024 - Matéria atualizada em 10/02/2024 às 04h00

A provável instalação da CPI da Braskem – se ocorrer ainda neste de fevereiro como pretende o senador Renan Calheiros- não deve atingir só um lado como esperam algumas lideranças políticas. Pode atingir também em cheio o outro lado, com rachaduras talvez maiores causadas pelo afundamento do solo em todos os bairros que ficam no entorno da região do Pinheiro.

Como o senador Renan Calheiros teve uma participação ativa nos negócios da empresa quando era presidente da então Salgema, a CPI pode ir a fundo e trazer à tona sérios problemas políticos com resultados imprevisíveis.

ALTO LÁ

Mesmo contrário à sua instalação, o governo espera que seus integrantes protejam a Petrobras, que tem um braço nos negócios da empresa, e não exponham a companhia considerada uma das maiores do mundo. Como ela já foi alvo em épocas anteriores, remexer no que está arquivado é um risco e tanto.

DUAS VERTENTES

O governo do Estado acelerou o programa Correria, por meio do qual isentou mais de 200 mil motoristas e motociclistas de aplicativos e entregas, mas, por outro lado, não contemplou milhares de proprietários de veículos que continuam pagando os olhos da cara pelo IPVA.

MUITO POUCO

Com apenas 5% de desconto do IPVA para quem pagasse à vista, a medida não foi bem recebida pelos usuários, que preferem, na sua maioria, optar pelo pagamento durante seis meses. Se o governo optasse por dar um maior desconto aos proprietários, com certeza reabasteceria os cofres do governo.

NAS GROTAS

Depois do carnaval, governo e prefeitura terão uma atuação mais presente nas dezenas de grotas da capital. São os dois governos querendo mostrar serviço para comunidades que ainda não possuem energia elétrica, acessos, ruas pavimentadas e saneamento básico. Depois das eleições, bem, isso é outra história.

TEMPERATURA

Em Brasília, neste final de semana, o bicho pegou. Dezenas de prisões e mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, dentro do inquérito que apura a suposta tentativa de golpe em 8 de janeiro.

CARNAVAL

As cidades de Salvador e Recife devem registrar a maior procura pelos viajantes durante o carnaval. No âmbito intermunicipal, os destinos mais procurados por nativos e turistas são Maragogi, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, Arapiraca, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. Já o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, tem a previsão de receber 240 operações no período de 10 a 13 de fevereiro, sendo 120 pousos e 120 decolagens

TURISMO REGIONAL

O crescimento do fluxo rodoviário aquece o turismo regional com a realização de embarques graças aos esforços das empresas de transporte que tem investido na oferta de uma frota nova, acessível e com itens de conforto, a exemplo da disponibilização de internet sem fio gratuita, tomadas USB individuais nas poltronas, programação de entretenimento e atendimentos no leito.

Mais matérias
desta edição