Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN12032024
.

Depois de aberta a janela para mudanças de partidos na capital e no interior, o que se espera a partir de agora são as desincompatibilizações de cargos comissionados para que as cúpulas possam definir quem serão os vices nessa corrida para a Prefeitura de Maceió.
Dos dois lados – leia-se MDB e o bloco do PP com PL e União Brasil -, ainda não foi batido o martelo, e os nomes apresentados ainda estão sob estudo das lideranças, após exaustivas avaliações e composições, que deverão se estender até as eleições de 2026, quando estará em jogo o cargo de governador e duas vagas para o Senado..
SINALIZAÇÃO
De olho no Diário Oficial, principalmente do município de Maceió, as desincompatibilizações indicarão quem estará devidamente habilitado para integrar a chapa do prefeito JHC à reeleição , imbróglio que não está sendo nada fácil de ser costurado.
VÁRIOS NOMES
Vereador Galba Netto, presidente da Câmara Municipal e Maceió, o próprio senador Rodrigo Cunha e o empresário Luiz Romero Cavalcante Farias, secretário de Saúde, estão em alta e podem surpreender nos próximos dias para consolidar a campanha eleitoral, a qual, nos bastidores, já anda de vento em popa.
CONSENSO
Pelo lado da situação, onde alguns protagonistas têm revelado nos bastidores, carece apenas de mais alguns acertos e compromissos a serem assumidos, o que deve acontecer em breve.
CONFIRMADAS
A presença dos deputados federais Alfredo Gaspar de Mendonça e Fábio Costa – muito bem votados na capital – é arma que deverá fazer a diferença nas eleições deste ano. A dupla ainda é reforçada, além do quadro de vereadores da situação, com a força do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
DIVISÃO
No lado do MDB, muita coisa ainda pode acontecer e já começou a estratégia para enfrentar do outro lado o prefeito JHC. São vários candidatos a prefeito que tentam esvaziar o grande eleitorado da situação, tentando forçar um segundo turno.
TROPEÇO
Com a saída de alguns vereadores do MDB, o partido perde um pouco de sua força na capital. Entre os que migram para outras siglas e que acompanham o prefeito JHC, estão Chico Filho, Galba Netto e Olívia Tenório, com todos trabalhando pela reeleição.
À DISPOSIÇÃO
Mesmo que aguardem uma decisão do prefeito de Maceió, apenas o vereador Chico Filho admite que, se for chamado para compor a chapa como vice de JHC, vai topar a parada, entretanto, no caminho, ainda há muitas dificuldades para superar.
PRESSA
Com conversa pra lá e conversa pra cá, aliados do prefeito JHC querem pressa na escolha do nome do vice na chapa, o que pode acontecer nos próximos dias, embora as tratativas estejam de vento em popa.