app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN16032024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/03/2024 - Matéria atualizada em 16/03/2024 às 04h00

Já está em vigor a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral que disciplina as eleições de outubro. Os candidatos devem ficar atentos às normas para não terem problemas futuros.

Uma das recomendações e que deve ser fiscalizada com muito rigor pela Justiça Eleitoral é o candidato fazer campanha antecipada, ou seja, antes do dia 16 de agosto, o que pode acarretar pesadas multas. Nesse dia é que começa oficialmente a campanha eleitoral.

O RISCO

Além de outras observações, o TSE alerta que os candidatos têm de se preocupar com as datas, uma vez que cada prazo tem sua consequência se não for respeitado.

PROIBIDO

Muito embora seja uma prática comum a utilização de adesivos de candidatos em veículos, é preciso ter muita prudência se o objetivo for pedir votos. Isso também implica ferir a legislação eleitoral e que pode, consequentemente, complicar o candidato, que poderá ter sua candidatura inviabilizada pela Justiça Eleitoral.

REGRAS

O prazo de filiação partidária, que deve ser feita até seis meses antes do pleito, como também da fixação do domicílio eleitoral, são condições consideradas indispensáveis para se manter uma candidatura.

RIGOR

Para evitar abusos de poder econômico e propaganda antecipada em diversos meios de comunicação – principalmente nas redes sociais –, o Ministério Público Federal vai exercer uma intensa fiscalização a partir de agora.

SEM IMPEDIR

Como os acordos financeiros e outras benesses são feitas na calada da noite, somente com denúncias anônimas seria possível identificar os tradicionais comercializadores de votos na campanha que já está nas ruas.

REENCONTRO

O Partido dos Trabalhadores parece que, enfim, encontrou um denominador comum para a entrada da vereadora Teca Nelma no partido, questão que gerou um grande rebuliço durante toda a semana. O que ainda não foi bem explicado pelo partido é por que a vereadora teve batizada sua filiação ao PT em Brasília.

PEQUENAS

Como as chances são pequenas para se eleger mais de dois vereadores na capital, a Federação estaria criando, a princípio, algumas dificuldades, imbróglio em que, aparentemente, foi colocado um ponto final.

EM AÇÃO

A Polícia Federal, a exemplo de outras eleições, vai trabalhar duramente para evitar a compra de votos na capital e no interior. Tem feito o seu trabalho com eficiência, mas os resultados são aquém dos esperados.

LONGE DISSO

É conversa fiada as opiniões de alguns políticos de que não se importam com o Fundo Partidário. Da extrema-esquerda à extrema-direita, os recursos são fundamentais para tocar a campanha política, que será uma das mais caras dos últimos anos.

Mais matérias
desta edição