app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN23032024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 23/03/2024 - Matéria atualizada em 23/03/2024 às 04h00

A entrada de Fabiana Pessoa, ex-prefeita de Arapiraca, no jogo de sucessão, no Partido Liberal (PL) para disputar as eleições de outubro permite supor que JHC prepara o time para 2026 em Alagoas.
Como comanda o PL no Estado, o prefeito de Maceió, aos poucos, vai estendendo seus tentáculos nos maiores colégios eleitorais, sinal de que se prepara com força para as eleições daquele ano.

EMBARAÇADA

A situação política no segundo maior município do Estado começa a ferver para o pleito de outubro, com Luciano Barbosa candidato à reeleição com grandes chances, além de Fabiana e o ex-deputado Tarcizo Freire, todos bons de urna.

PROJEÇÃO

Os últimos acontecimentos no Agreste demonstram que o projeto de JHC, aliado do deputado Arthur Lira, é disputar o governo em 2026, passo que será dado com sua reeleição neste ano. Arapiraca, portanto, seria o início de sua caminhada no interior.

ESQUENTANDO

O embate político entre situação e oposição na capital já começou, esquentando os tamborins com lances de denúncias cabeludas. Nos bastidores, já se fala em robustos investimentos de candidatos, seja de partidos a que pertencem, seja de doações que nem sempre são declaradas à Justiça Eleitoral.

DESCENDO

O atual secretário de Infraestrutura do governo, Rui Palmeira, parece ter decidido disputar as eleições deste ano, não como candidato a prefeito, e sim a vereador pelo PSD.

ARRUMAÇÃO

A candidatura de Rui à Câmara de Vereadores promete ser mais uma jogada da oposição, que tenta reunir a tropa para fazer um bom número de vereadores na Casa de Mário Guimarães e atrapalhar a até agora tranquila reeleição de JHC.

PERDENDO

Com essa decisão, Rui Palmeira deixa de ser forte candidato em eleições majoritárias, indo abaixo das origens (começou como deputado estadual), o que não é nada bom para o seu currículo político, no entender de observadores.

A LISTA É GRANDE

Não são poucos aqueles que gostariam de ser vice de JHC, principalmente pela liderança permanente que tem mantido com outros candidatos. Mas é aí que mora a indefinição. Na lista estão Galba Netto, Jó Pereira, Chico Filho e o secretário de Saúde, Luiz Romero Farias, que se filiou ao Partido Progressista, cujo presidente regional da legenda, deputado Arthur Lira, deve indicar o nome do vice.

AGREGANDO

Como politicamente o objetivo é agregar todas as forças, Luiz Romero tem jogado com sabedoria, tentando agregar todas as correntes. Transita bem em todas as correntes e se fortalece realizando um trabalho de fôlego na Secretaria Municipal de Saúde.

ENTUSIASMO

PL tem vibrado com a filiação de várias lideranças para compor a chapa proporcional que disputará as eleições de outubro..

Mais matérias
desta edição