.
Confira os destaques da política alagoana #FN11052024
.

O presidente Lula defendeu ontem, em Maceió, união das forças políticas do Estado quando se trata de projetos que atendam os que mais precisam e fez questão de dizer que os embates políticos têm seu momento de ser.
Ao lado de Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o Governador Paulo Dantas, o prefeito JHC, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, deputados e ministros de Estado.
PRESENÇA DO GOVERNO
Durante o evento, que reuniu centenas de pessoas, o Presidente garantiu apoio do governo federal para os projetos voltados para o bem-estar da população, reiterando que o momento não é de disputa eleitoral, mas, sobretudo, de atender às grandes necessidades básicas de quem mais precisa.
NÃO VOLTA
Durante a campanha eleitoral em Alagoas, o presidente Lula deu a entender que não voltará para defender esse ou aquele candidato, somente podendo acontecer se houver a inauguração de alguma obra de porte que venha a ser concluída ainda este ano.
A VOLTA
Mesmo sendo especulações, existe a possibilidade de o atual ministro dos Transportes, Renan Filho – em nome da unidade e do poder em Alagoas – disputar a eleição para o governo em 2026. Aí todos os planos teriam quer ser rediscutidos pelos adversários.
ALTERAÇÕES
Até junho, de acordo com as perspectivas, nomes serão inseridos nas eleições majoritárias e outros suprimidos. A orientação é que se avalie o poder de fogo dos candidatos opositores à JHC para que consumam as modificações.
SEM VOLTA
O Partido dos Trabalhadores está disposto a não abrir mão da candidatura de Ricardo Barbosa à prefeitura de Maceió e conta com o apoio da Federação, que reúne PV, PCdoB, com o reforço do PSOL e Rede Sustentabilidade.
EM SILÊNCIO
Mesmo que o deputado Paulão assegure que o MDB não se movimentará a respeito, o fato é que o senador Renan Calheiros permanece em silêncio sobre as movimentações do PT, o que dá sinal de que o Partido dos Trabalhadores seguirá o seu caminho sem intromissão.
INTERROGAÇÃO
Mas os aliados do próprio candidato Rafael Brito, do MDB, não acreditam que isso vá passar sem ainda ter muita conversa de bastidores. Por enquanto, assim como JHC, Rafael Brito não tem nenhum candidato a vice à vista, o que só deve ser revelado no próximo mês.
FORA DO TOM
O ex-deputado Davi Davino continua insistindo que o Partido Progressista deveria apresentar um candidato a prefeito em Maceió, em que pese fazer parte da aliança com o PL de JHC.