app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15052024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/05/2024 - Matéria atualizada em 15/05/2024 às 04h00

A provável indicação do senador Rodrigo Cunha para vice-prefeito na chapa de JHC é cada vez mais sustentável, embora as forças políticas do grupo precisem ainda convencer o deputado Arthur Lira de que essa é a solução mais viável no momento, o que seria, por motivos óbvios, um presentão para os interesses do prefeito de Maceió.

Mas, até a indicação oficial, que somente deverá acontecer no início do próximo mês, as avaliações e os interesses políticos já com vistas às eleições de 2026 se sobrepõem à vontade dos caciques dos partidos aliados.

AMARRAÇÃO

Para que isso possa acontecer, Arthur Lira, JHC, Alfredo Gaspar, Marx Beltrão, Fábio Costa e outros personagens deverão amarrar compromissos factíveis para as eleições de outubro. Por isso, um acordão é o primeiro passo para definir posições para o embate de 2026, quando serão escolhidos pela população o governador de Alagoas, dois senadores, deputados federais e estaduais.

A MELHOR SOLUÇÃO

Se para o senador Rodrigo Cunha sua indicação lhe possibilitaria, em caso de vitória, assumir o mandato por dois anos – já que, vencendo as eleições, JHC seria um sério candidato ao governo -, por outro, existem muitos interesses em que o poder seja dividido igualmente.

DÚVIDA

Para observadores políticos, a reeleição de JHC é tida como favas contadas, mas isso não quer dizer que, mesmo dando tudo certo, a disputa para o governo seria tranquila.

INTEGRAÇÃO

Ao possibilitar que o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho, assumisse os destinos de Alagoas por seis dias, o Governador Paulo Dantas demonstrou o bom relacionamento existente entre o governo do Estado e o Judiciário. Tourinho cumpre, desde a última segunda-feira (13), uma agenda de projetos sociais, ao tempo em que dá sequência a projetos do Governador Paulo Dantas.

NA MARRA

Foi preciso que a CPI da Braskem utilizasse sua força institucional para levar na marra para depor o engenheiro Paulo Roberto Cabral de Melo, que, embora tenha se negado a falar perante a Comissão, deve ter muita coisa para contar.

É HOJE

Se não houver algum contratempo, o senador Rogério Carvalho, relator da CPI da Braskem, deve apresentar hoje o seu relatório. Nele, algumas sugestões de indiciamentos e responsabilização da empresa e quem deve ter contribuído para a tragédia do Pinheiro.

IMPASSE

O governo federal vai se reunir hoje com lideranças sindicais da Educação para discutir propostas para tentar acabar com a greve de servidores e professores em todo o Brasil. Além das condições de trabalho, as categorias reivindicam, principalmente, reajuste de salários.

CASA DE DIREITOS

A Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho, atende mais de oito mil pessoas por mês e oferece um amplo leque de serviços., como a emissão de mais de 20 documentos essenciais, assistência jurídica, mediação de conflitos e consulta processual.

Mais matérias
desta edição