loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 09/07/2025 | Ano | Nº 6005
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

.

Confira os destaques da política alagoana #FN17052024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A indicação, pelo Presidente Lula, de Paulo Pimenta para assumir uma espécie de ministério extraordinário para coordenar a aplicação dos recursos federais de socorro ao Rio Grande do Sul vem sendo vista como uma espécie de “intervenção branca” no estado. Seria uma maneira de esvaziar as funções do governador Eduardo Leite (PSDB) e, ao mesmo, credenciar Pimenta para a disputa ao governo gaúcho em 2026. Tucanos viram com preocupação a nomeação de Pimenta e reclamaram que o governador não foi consultado nem avisado da decisão. Para o deputado Aécio Neves, trata-se de uma "violência federativa" e "imprudência", por se tratar de um adversário de Leite e potencial candidato ao governo do estado.

LONGE DE ACABAR

A disputa entre os moradores atingidos pela mineração da Braskem, que terminou em tragédia na região do Pinheiro, ainda está muito longe de terminar. Alegando já ter cumprido os acertos na Justiça, a Braskem mete o pé no freio e diz que não haverá mais indenizações.

ESFERA FEDERAL

Como a CPI não obriga ninguém a tomar certas iniciativas – no máximo sugere punições e indiciamentos –, a situação mais uma vez deve terminar na esfera judicial.

IRRELEVANTE

Como recebe pressão através da mídia de um modo geral e nas redes sociais, a mineradora certamente prefere esperar mais um pouco – se a situação não tomar outro rumo.

PONTO FINAL

Independentemente do que possa vir a acontecer, a empresa alega que já cumpriu com os seus compromissos financeiros acordados extra e judicialmente, o que não deixa de ser em parte verdade.

OUTRA UTILIDADE

O relatório da CPI deve servir mais para a campanha política que se avizinha do que mesmo para soluções práticas que ainda venham a beneficiar quem foi atingido pela tragédia.

A LUTA

Um dos objetivos da comissão, reivindicado pelo senador Rodrigo Cunha, é sensibilizar e mesmo pressionar para que a população residente nos Flexais de Baixo e de Cima seja realocada para outros lugares pela própria Braskem, que tem demonstrado resistência.

COOPERATIVAS NA MIRA

Um dos pontos que mais chamam a atenção é a atuação de falsas cooperativas de trabalho que crescem a cada dia em Alagoas, principalmente no serviço público. O rombo, que chega a mais de R$ 243 milhões, é a ponta do iceberg do que possa vir a acontecer. Prisões, apreensão de documentações fazem parte do acervo criminoso desbaratado pela polícia e o Ministério Público de Alagoas.

CRESCENDO

Pode até não acontecer, mas existem grandes possibilidades de o ex-deputado Lobão, pré-candidato a prefeito de Maceió, vir a deixar a disputa. Para integrantes do MDB, sua candidatura não ajudaria em nada ao candidato do MDB. Nos bastidores, come-se que Lobão é um candidato com potencial de votos na periferia da cidade e disputaria palmo a palmo com o deputado Rafael Brito. Consumada a perspectiva, a oposição aumentaria o leque de alianças..

Relacionadas