.
Confira os destaques da política alagoana #FN08062024
.

A possibilidade de Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados, assumir um ministério no governo Lula existe, mas, no momento, parece pouco provável, se depender do presidente do Partido Progressista, Ciro Nogueira. O assunto vem sendo explorado pela mídia nacional.
Como Lira já tinha sido sondado havia algum tempo, agora o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, também entra no rol dos ministeriáveis, escolhas que devem somente ser decididas no final do ano. Em 2025, os dois personagens serão obrigados por lei a deixar os cargos.
ESTRATÉGIA
Se isso vier a acontecer, Lira e Pacheco estarão fortes politicamente para disputar as eleições de 2026, em que os dois deverão manter o projeto de tentar uma das vagas no Senado.
CONTRAPARTIDA
Em contrapartida, Arthur Lira e o senador Rodrigo Pacheco teriam a missão e o compromisso de aprovar projetos do Executivo e, naturalmente, blindar o próprio Presidente Lula de investidas da oposição, o que deve acontecer recorrentemente.
SEMANA TUMULTUADA
A suposta escolha do prefeito JHC durante a semana pelo senador Rodrigo Cunha para vice em sua chapa causou um imenso alvoroço, e por pouco não aconteceu um rompimento político que causariam grandes estragos nas eleições de 2026.
EM TEMPO
Como a confusão tomou proporções alarmantes, o prefeito teve de ir às redes sociais para serenar os ânimos e anunciar que o vice será escolhido no seu tempo e que o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem a sua amizade e o seu respeito, dando a entender que a “crise” foi solucionada.
EM CAMPANHA
Como a secretária Jó Pereira, que comandava a Educação, deixou o cargo, o mesmo acontecendo com o médico Luiz Romero, na Saúde, fica a pergunta sobre quem será mesmo o personagem escolhido. Isso não quer dizer, entretanto, que o senador Rodrigo Cunha não esteja também disputando o cargo.
OI! ESTOU AQUI
De olho na vaga de primeiro suplente, o empresário Robert Lyra tem procurado o Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e colocado o seu nome à disposição para compor a candidatura ao Senado Federal, em 2026. O empresário acredita que pode repetir a casadinha que deu certo com a eleição de Renan Filho ao Senado, e a suplência de Fernando Farias, em 2022.
SUSPENSE
As redes sociais do prefeito JHC são as mais visitadas desde a última quinta-feira, quando ele decidiu prorrogar o anúncio da indicação do seu vice.
DOBRADINHA
Quem está pensando nas eleições de 2026 sabe que uma aliança entre Arthur Lira e JHC é das mais importantes no contexto atual. Tanto Lira vai depender de JHC, como JHC, se vier mesmo a disputar algum cargo em 2026, vai depender de Lira.