.
Confira os destaques da política alagoana #FN27062024
.

Uma possível candidatura do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governo de Alagoas em 2026, conforme ele tem admitido na imprensa, agitou os bastidores políticos de seus adversários. A oposição não levava em conta essa possibilidade, embora que prematura, o que deve alterar os planos na disputa que se avizinha.
Com essa alternativa, ninguém sabe se o prefeito JHC, no caso de sua reeleição, toparia o embate com Renan Filho, que ainda teria assegurado mais quatro anos de mandato como senador no caso de uma derrota.
Mudança
A oposição, encabeçada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, certamente mudará daqui pra frente as regras do jogo. Afinal de contas, a eleição de 2026 é que vai definir quem dará as cartas no processo eleitoral dos anos seguintes.
Tudo vale
Mesmo que alguns observadores achem que ainda é muito cedo para a adoção de planejamento futuro, todos sabem que uma eleição está amarrada a outra e é, nessa projeção, que os profissionais trabalham dia e noite.
Alerta
Nem bem começou o inverno, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa civil está alertando para que a população fique atenta às fortes chuvas previstas para os próximos dias. Deslizamentos de barreiras e aumento do nível dos rios estão dentro das projeções feitas pelo órgão.
Avançando
Mesmo com o relaxamento das prisões preventivas de dois influenciadores durante audiência de custódia, as investigações seguem a todo vapor. Nas redes sociais, eles supostamente alimentavam a ilusão de que os carros importados apreendidos tinham sido adquiridos através de ganhos irreais no “Jogo do Tigrinho”, segundo a polícia.
Modus operandi
A polícia, que investiga novas ramificações dos integrantes do suposto esquema, investiga mais envolvidos que estariam passando informações falsas à população. Os advogados dos acusados negam a prática delitiva.
Área de risco
Um projeto que deve ser enviado ao Congresso Nacional sobre reajuste na previdência dos militares tem tirado o sono do governo, que deve ter como primeiro adversário o próprio presidente Lula. Esse pacote de gastos que se revela a maior preocupação do governo neste momento pode criar uma indisposição com as Forças Armadas.
Avaliação
Como a matéria está sendo estudada pelo Ministério do Planejamento e será enviada à Controladoria-Geral da União, o plano de aposentadoria dos militares deve atender dois requisitos, de acordo com informações do site Metrópoles: avaliar se os recursos estão sendo utilizados de maneira eficiente e econômica e uma análise profunda sobre o impacto fiscal das despesas com a previdência dos militares no orçamento federal.