app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5751
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN27062024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/06/2024 - Matéria atualizada em 27/06/2024 às 04h00

Uma possível candidatura do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governo de Alagoas em 2026, conforme ele tem admitido na imprensa, agitou os bastidores políticos de seus adversários. A oposição não levava em conta essa possibilidade, embora que prematura, o que deve alterar os planos na disputa que se avizinha.

Com essa alternativa, ninguém sabe se o prefeito JHC, no caso de sua reeleição, toparia o embate com Renan Filho, que ainda teria assegurado mais quatro anos de mandato como senador no caso de uma derrota.

Mudança

A oposição, encabeçada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, certamente mudará daqui pra frente as regras do jogo. Afinal de contas, a eleição de 2026 é que vai definir quem dará as cartas no processo eleitoral dos anos seguintes.

Tudo vale

Mesmo que alguns observadores achem que ainda é muito cedo para a adoção de planejamento futuro, todos sabem que uma eleição está amarrada a outra e é, nessa projeção, que os profissionais trabalham dia e noite.

Alerta

Nem bem começou o inverno, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa civil está alertando para que a população fique atenta às fortes chuvas previstas para os próximos dias. Deslizamentos de barreiras e aumento do nível dos rios estão dentro das projeções feitas pelo órgão.

Avançando

Mesmo com o relaxamento das prisões preventivas de dois influenciadores durante audiência de custódia, as investigações seguem a todo vapor. Nas redes sociais, eles supostamente alimentavam a ilusão de que os carros importados apreendidos tinham sido adquiridos através de ganhos irreais no “Jogo do Tigrinho”, segundo a polícia.

Modus operandi

A polícia, que investiga novas ramificações dos integrantes do suposto esquema, investiga mais envolvidos que estariam passando informações falsas à população. Os advogados dos acusados negam a prática delitiva.

Área de risco

Um projeto que deve ser enviado ao Congresso Nacional sobre reajuste na previdência dos militares tem tirado o sono do governo, que deve ter como primeiro adversário o próprio presidente Lula. Esse pacote de gastos que se revela a maior preocupação do governo neste momento pode criar uma indisposição com as Forças Armadas.

Avaliação

Como a matéria está sendo estudada pelo Ministério do Planejamento e será enviada à Controladoria-Geral da União, o plano de aposentadoria dos militares deve atender dois requisitos, de acordo com informações do site Metrópoles: avaliar se os recursos estão sendo utilizados de maneira eficiente e econômica e uma análise profunda sobre o impacto fiscal das despesas com a previdência dos militares no orçamento federal.

Mais matérias
desta edição