loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

.

Confira os destaques da política alagoana #FN06072024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Mais uma pesquisa de opinião registrada no Tribunal Regional Eleitoral pelo Instituto Paraná Pesquisa, em Maceió, mostra um dado que estremece as bases da situação e oposição, quando chega à conclusão, no momento, de que pelo menos 60% dos eleitores ainda estão indecisos sobre em quem votar para prefeito da capital.

Com um número tão elevado, é notório saber que tudo ainda pode acontecer no decorrer da campanha política que se avizinha, muito embora a tendência inicialmente é de que JHC está bem mais avaliado do que os nomes que foram inseridos na pesquisa.

EMPOLGAÇÃO

Com essa indecisão, todo os pré-candidatos estão no páreo e certamente eles aproveitarão o resultado das pesquisas para planejar suas ações nos diversos bairros da capital, que já começam receber os postulantes à prefeitura – alguns poucos, é claro – e as dezenas de candidatos à Câmara.

PREVENINDO

Como o quadro é de instabilidade e agora é que a campanha está se iniciando, os candidatos brigam para ampliar as alianças políticas e robustecer o tempo que será destinado na TV e emissoras de rádio aos seus candidatos. Ou seja, há ainda muita estrada para caminhar.

DE FORA

Como alguns personagens citados na última pesquisa não serão mesmo candidatos às eleições majoritárias – como Alfredo Gaspar, Davi Davino e Rui Palmeira -, a disputa girará em torno do próprio JHC, Rafael Brito, Ricardo Barbosa e Lobão, que tem uma boa penetração na periferia de Maceió.

SEM SUBESTIMAR

Como em política tudo pode acontecer e as pesquisas refletem apenas o momento, a campanha deve mostrar, aos poucos, quem é quem na corrida para a prefeitura de Maceió, com ligeira vantagem do prefeito JHC.

INCERTEZA 1

Durante a semana, a notícia de que o senador Rodrigo Cunha ainda não estaria 100% decidido a assumir a candidatura de vice do prefeito JHC, fez nascer a esperança dos outros pré-candidatos que estão na lista de espera. A cada dia aparece uma história diferente.

INCERTEZA 2

O que estaria dificultando a decisão de Rodrigo Cunha seria a necessidade de abrir mão de mais de dois anos de mandado, podendo ainda tentar a reeleição, mesmo enfrentando Renan Calheiros e Arthur Lira nas urnas. Essa conversa de que Cunha assumiria o mandato de prefeito de Maceió em caso de vitória de JHC e que este sairia candidato ao governo do Estado não passa simplesmente de especulações.

NO ESCURO

Entre a possibilidade de assumir a prefeitura de Maceió e de fato continuar como senador, há uma distância muito grande. Aliás, tudo ficaria na base dos “compromissos”, e muitos não estariam sendo cumpridos.

VELHO MÉTODO

Enquanto os candidatos se articulam para viabilizar alternativas não ortodoxas na campanha eleitoral – como os tradicionais cadastros eleitorais-, o TRE/AL, por sua vez, monta estratégias para evitar que a compra de votos corra solta na capital e no interior, principalmente nas periferias.

Relacionadas