loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 07/10/2025 | Ano | Nº 6070
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

.

Confira os destaques da política alagoana #FN31082024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O mercado da compra de votos na capital e no interior tem assustado candidatos nos últimos meses. Muitos estariam utilizando verdadeiras fortunas para conseguir um mandato de vereador com uma casadinha para prefeito.

Quem se arriscar na compra, diante das centenas de cadastros que já circulam nos bastidores com valores que variam de R$ 250 a R$ 500, pode perder o dinheiro e o voto. Segundo conversas de bastidores, a prática chegou a tal ponto que nem com os recursos do Fundo Partidário dá para garantir vaga nas câmaras municipais.

ALTO CUSTO

Pode parecer exagero, mas quem conhece os bastidores do submundo do crime eleitoral sabe que o jogo nesta campanha será bruto e sairá ganhando quem fizer planejamentos, tenha algum serviço público prestado e, naturalmente, for bom de papo e tiver muito dinheiro.

HORA DE FATURAR

Como é praticamente impossível impedir esse abuso eleitoral, um popular que mora na região da parte alta de Maceió confidenciou que, nas últimas eleições, participou simplesmente de seis cadastros, mas, no dia da votação, comemorando o faturamento, bebeu além da conta e deixou de votar.

ESTADO DE ALERTA

As autoridades sabem que é difícil flagrar possíveis compradores de votos, mas as investigações estão sendo realizadas sobretudo nas comunidades mais carentes, aonde chega todo tipo de assédio, com promessa de dinheiro e de pagamentos de gás, energia elétrica, água e até mesmo do IPTU.

NAS ALTURAS

À boca miúda se comenta que muitos candidatos querem chegar de 30 mil a 50 mil cadastros para obter pelo menos 20% do total e tentar uma votação que permita um assento na Câmara de Vereadores. Os bairros mais populosos são os que estão sendo mais visitados pelos abastados.

SINAL DE ALERTA

A campanha política no interior do Estado está reacendendo velhas intrigas políticas, e a polícia deve ficar atenta para evitar que candidatos cheguem às vias de fato. As agressões verbais nos comícios têm sido uma constante, e o embate pode chegar mais além.

LINHA DURA

Sair candidato a prefeito ou a vereador no interior é uma tarefa quase impossível, desde quando se disponha a jogar o jogo dos poderosos. Aceitando, as regras são duras e os compromissos são maiores ainda. Para quem defende princípios éticos, certamente não é uma tentação disputar um mandato.

RESULTADO ESPERADO

O resultado da pesquisa feita pela Quaest encomendada pela TV Gazeta e divulgada na quinta-feira (29) ratificou o que quase todo mundo já imaginava: JHC estava disparado nas intenções de voto. E não deu outra: o prefeito pontuou com 74%, e os seus adversários mais próximos, Rafael Brito e Lobão, com apenas 4%.

NÚMERO ALTO

Para quem se deu à curiosidade de analisar a pesquisa, um dado foi assustador: 58% de um total de 900 eleitores participantes ainda estão indecisos sobre em quem votar nas eleições de outubro.

Relacionadas