Confira os destaques da política alagoana #FN26102024
.
Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/10/2024 - Matéria atualizada em 26/10/2024 às 04h00
Além da substituição dos titulares de algumas secretarias de Estado, o Governador Paulo Dantas e a cúpula do MDB já iniciam conversas sobre o projeto político para 2026. As dúvidas sobre o que o Governador Paulo Dantas vai decidir são o ponto mais alto das conversas, em um jogo de xadrez que certamente não será conhecido neste momento.
A incerteza sobre o afastamento do Governador para disputar um mandato de deputado federal é a grande discussão do momento. Há quem diga que Paulo poderá até concluir o seu mandato em 2026 e esperar para aparecer na disputa de 2030.
GARANTIA
Entre outras colocações, aliados discutem se, saindo Paulo Dantas, o vice-governador Ronaldo Lessa também tomaria o mesmo destino, ou seja, seria igualmente candidato em 2026. Aí, mais uma vez, entraria em ação a Assembleia Legislativa para a escolha de um governador-tampão.
OUTROS FATORES
Tudo isso, entretanto, embora falte muito tempo para as eleições de 2026, está sendo estudado e depende de muitas alternativas E se o prefeito de Maceió, JHC, resolver disputar o governo do Estado, o jogo embola.
PREPARADO
Muito embora o Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteja preparado para novos embates e até mesmo possa disputar a vaga de Paulo Dantas, só em situação extrema poderia ir disputar as eleições. Até lá, ele visualiza, embora com muita precaução, uma candidatura a vice caso o Presidente Lula tope a reeleição.
SOLUÇÃO CASEIRA
Com força suficiente para indicar um vice, o MDB também não quer perder de vista a situação política local, fundamental para sua sobrevivência, além de uma reeleição do presidente regional do partido, Renan Calheiros.
GARANTIA
Enquanto as situações são analisadas por especialistas na área, tanto o MDB de Renan Calheiros como o PP do deputado Arthur Lira admitem encontrar qualquer alternativa para que não seja necessário perder a hegemonia da política alagoana. Renan x Arthur Lira em 2026 já é um fato consumado para o Senado da República, embora exista uma interrogação sobre quem irá disputar a vaga de Paulo Dantas.
DIVIDIDA
No Senado da República e na Câmara Federal, as forças estão divididas entre situação e oposição, que jogam pesado para as eleições de 2026. Enquanto o time de Paulo Dantas tem um reforço considerável na bancada federal, o Presidente da Câmara, Arthur Lira, não deixa por menos.
DESCONFIANÇA
Até o processo sucessório em 2026, muita água vai rolar por baixo da ponte. A desconfiança quanto ao não cumprimento de compromissos é um dos fatores que estão levantando muitos questionamentos entre alguns aliados. A pergunta é sobre quem vai comandar o processo sucessório do Governador Paulo Dantas.