app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN23112024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 23/11/2024 - Matéria atualizada em 23/11/2024 às 04h00

O deputado Alfredo Gaspar deve assumir a presidência do diretório estadual do União Brasil, mas nada que indique qualquer desconforto com Arthur Lira, que até agora comanda o partido por meio da indicação de Luciano Cavalcante.

Esse processo de substituição, muito comum na seara política, tem várias versões, uma das quais de que Lira teria deixado de apoiar para a presidência da Câmara Elmar Nascimento, do UB da Bahia, optando por Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba.

DESCONHECENDO

Até essa sexta-feira (22), integrantes do diretório pouco sabiam da mudança do comando do União Brasil, mas admitiram que, dias atrás, Luciano Cavalcante foi convocado para conversar com o presidente nacional da legenda para tomar conhecimento das mudanças.

SEM ALTERAÇÃO

Em contato com a coluna, Alfredo Gaspar foi objetivo ao ser perguntado se houve algum desconforto com o Presidente da Câmara dos Deputados: “Nenhum tipo de cisão com Arthur. Esperando o partido definir”, disse ele.

REMANEJAMENTOS

Com a provável indicação de Alfredo Gaspar para a presidência do União Brasil, toda a equipe de Arthur Lira deverá ser substituída e aproveitada em outros projetos, principalmente Luciano Cavalcante, ex-assessor do Presidente da Câmara, como previsto anteriormente.

PROJETO

Dentro do projeto político para 2026, Arthur Lira sabe que a presença de Alfredo Gaspar – com quem tem marchado juntos nos últimos anos – é imprescindível, principalmente em Maceió, onde tem forte penetração no eleitorado e se revelado pela sua atuação na Câmara dos Deputados. Alfredo e Arthur, confidenciam aliados dos dois personagens, vão mais além do que os aviões de carreira.

ESQUENTANDO

Para observadores políticos, tanto Alfredo Gaspar como o ex-deputado Davi Davino são peças indispensáveis no projeto de 2026 e por isso mesmo estarão presentes no grande mutirão que se formará a partir de agora entre as lideranças da oposição ao governo do Estado.

REFORÇO

Com Lira, Gaspar, Fábio Costa, Marx Beltrão e talvez Daniel Barbosa, o prefeito JHC será o personagem principal se decidir disputar o governo de Alagoas, possivelmente contra o atual Ministro dos Transportes, Renan Filho.

PRESSA

Como tem admitido continuar no governo do Estado até o final do mandato – a não ser que os ventos mudem de direção –, Paulo Dantas acelera os passos e acompanha de perto a realização de três grandes obras que estão sendo implantadas em sua gestão, a exemplo da construção do aeroporto de Maragogi, do Hospital Metropolitano de Arapiraca e a duplicação da Al-101 Norte, que vai de vento em popa.

Mais matérias
desta edição