app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5888
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17122024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/12/2024 - Matéria atualizada em 17/12/2024 às 04h00

O avanço das obras de duplicação da Al-101 Norte, à altura do Distrito de Riacho Doce, começou a ganhar uma atenção especial de órgãos da Prefeitura de Maceió e do Ministério Público de Alagoas.

Moradores do entorno das obras de duplicação denunciam que grupos organizados estão tentando adquirir terrenos que supostamente não lhes pertencem e até mesmo desmatando áreas de preservação ambiental. O fato, que tem causado polêmicas na região, já está nas mãos das autoridades.

ALERTA

Os moradores próximos à área alertam as autoridades sobre a especulação imobiliária e os prejuízos que começam a ser causados, principalmente pela pressão que exercem para que se desfaçam de seus terrenos ao longo do projeto.

VALORIZAÇÃO

Ao longo do trecho que está sendo duplicado, pessoas abastadas e outras empresas estão adquirindo enormes faixas de terras para a construção de condomínios e edifícios, tornando a área extremamente valorizada. Mesmo com a fiscalização exercida por Maceió, Paripueira e Barra de Santo Antônio, a especulação tem crescido a olhos vistos.

SEM PRESSA

Pessoas ligadas a JHC admitem que haverá uma reformulação no seu quadro de auxiliares neste final de 2024 ou começo do próximo ano, mas tudo dentro da aliança de que o prefeito tem participado nos últimos anos. Em alguns cargos os titulares serão remanejados para outras pastas e outros estarão chegando para compor a administração pública.

LÁ E CÁ

Com muitos abacaxis para descascar até o término do seu mandato na presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira não se desgruda um instante de Alagoas. No final de semana deu uma rodada pelo interior, levou obras para alguns municípios e esteve presente a reuniões com várias lideranças.

RETA FINAL

A última semana no Congresso Nacional será de muita movimentação, em que projetos importantes serão votados por deputados e senadores. Depois da liberação de um pouco mais de R$ 7 bilhões de emendas parlamentares, prevê-se que as votações sejam agilizadas. A não ser em casos especiais em que parlamentares podem ser convocados para uma pauta extra, o recesso começa na próxima semana.

AVALIAÇÃO

O imbróglio sobre a proibição pelo DMTT de estacionamento na orla d da Ponta Verde somente deverá ser resolvido em um prazo de até 15 dias, como espera o Ministério Público. Os sindicatos e associações dos comerciantes da área criticam a medida adotada pelo órgão de trânsito que tem afetado a presença de consumidores na região e, consequentemente, causado grandes prejuízos nesta época do ano. O prefeito JHC já anunciou que as modificações no trânsito na orla marítima estão sendo acompanhadas pelas equipes técnicas e podem não ser definitivas. Ou seja, ajustes poderão acontecer a qualquer momento.

Mais matérias
desta edição