Confira os destaques da política alagoana #FN05022025
.
Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 05/02/2025 - Matéria atualizada em 05/02/2025 às 04h00
A concretização da venda do Hotel Jatiúca, que envolve centenas de milhões de reais, deve ser judicializada em virtude da grande discussão que está sendo gerada pelo tema, que é bastante discutível.
Se os detalhes estão sendo tratados a sete chaves entre comprador e vendedor, a consequência da construção de cinco megatorres de apartamentos já faz parte da discussão sobre prováveis danos a serem causados ao meio ambiente.
A negociação é controversa: de um lado, o comprador se comprometeria a garantir o equilíbrio do meio ambiente em uma das áreas de preservação mais protegidas de Maceió; do outro, o empreendimento é tratado como um negócio da china, como se diz popularmente por aí.
DISCUSSÃO
Obviamente, as divergências precisam ser discutidas com autoridades ambientais, Câmara de Vereadores, Ministério Público e a Justiça. E mais: movimentos de associações que também contestam a violação de um local extremamente ecológico também devem entrar na parada. Como se vê, o negócio ainda está muito longe de ser concluído.
PONTO DE PARTIDA
A força política demonstrada pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, depois de garantir o mandato-tampão do Governador Paulo Dantas, que depois foi reeleito com facilidade, será fundamental para o sucesso ou não do MDB no Estado nas eleições do próximo ano.
ALTERNATIVAS
Como é do seu feitio, Marcelo Victor tem trabalhado nos bastidores, sem alarde, agindo da forma que ele sabe ser fundamental para as pretensões suas e do seu grupo político. Se o Presidente da Assembleia Legislativa será ou não candidato ao governo só se saberá mais na frente, depois que todas as possibilidades forem discutidas.
INDECISÃO
Muito embora ainda exista uma certa dúvida quanto ao Governador Paulo Dantas ficar ou não até o fim do seu mandato, a escolha de um novo candidato passa necessariamente pelo consenso de todos que fazem parte do MDB, especialmente da família Calheiros.
GARANTINDO
Enquanto não se bate o martelo sobre uma possível candidatura do Ministro Renan Filho ao governo do Estado, suas pretensões ainda indicam que daria para trabalhar uma candidatura a vice numa eventual reeleição do Presidente Lula.
APARÊNCIA
Nos bastidores, circulam as informações de que uma composição entre Arthur Lira e a família Calheiros seria uma aliança branca, onde ninguém gostaria de aparecer, mas aparecendo.
OBSTÁCULO
O projeto, entretanto, pode sofrer abalos durante os próximos meses, se outros fortes candidatos também se dispuserem a disputar o Senado e o próprio governo de Alagoas.