loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 28/04/2025 | Ano | Nº 5954
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Cenário Eleitoral

Possíveis candidaturas ao Senado podem redesenhar cenário político em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Algumas situações recentes estão levando fortes candidatos a mudar o rumo ou mesmo rever as composições pactuadas recentemente, o que não deixa de ser surpresa depois da saída de Davi Davino, do PP, para o Republicanos e a ascendência do deputado Alfredo Gaspar, do União Brasil, que passa a ser alternativa, também, para uma das duas vagas ao Senado.

Se eles admitirem entrar na parada – o que não foi feito até o momento e é considerado um assunto que não pode nem deve ser precipitado –, o panorama político vai mudar substancialmente.

REVISÃO

Como os últimos acontecimentos políticos estão demonstrando que o mar não está pra peixe, as chances se reduzem, e as alianças cada vez mais começam a se desintegrar.

ABALANDO

A possibilidade de o deputado Alfredo Gaspar disputar uma das vagas do Senado é real, assim como a de Davi Davino. A disputa deverá ser uma das mais acirradas das últimas eleições.

ESCADINHA

Como teremos eleições para deputado estadual, federal, senador e governador, a grana vai ser alta. Um deputado estadual – pelas projeções matemáticas – não se elege com investimentos inferiores a R$ 15 milhões, valor que aumenta muito para federal e candidaturas majoritários.

APELAÇÃO

Para utilizar esses recursos, os candidatos, em sua maioria, torram o que possuem e comumente ainda ficam endividados com empréstimos com agiotas, dando-lhes como garantia casas, apartamentos, carros e propriedades rurais, apostando que um mandato lhes dará grandes compensações financeiras, seja de qual modo for.

ÁREA LIVRE

Disposto a não concorrer a nenhum cargo eletivo a partir do próximo ano, o vice-governador Ronaldo Lessa dá sinais de que continuará dirigindo o PDT e participando ativamente de algumas candidaturas que deverão ser anunciadas em breve pelo partido. Até agora, entretanto, a secretária e ex-prefeita de Maceió Kátia Born tem sinalizado que concorrerá a uma vaga na Câmara Federal.

AGUARDANDO

Como o caldeirão político tende a ferver nos próximos meses, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, aguarda ainda algumas definições para traçar o seu projeto político para 2026 e anos seguintes. Mesmo que ainda não tenha declarado para onde vai nas eleições do próximo ano, Marcelo Victor trabalha para a reeleição e ajudará a definir rumos do MDB, com a possibilidade de apoiar uma candidatura ao governo do Ministro e senador Renan Filho, se for o caso.

POSSE

O Governador Paulo Dantas empossa, nesta segunda-feira (14), às 17h, a ex-deputada federal Tereza Nelma no cargo de secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência. A solenidade será realizada no salão Aqualtune, do Palácio República dos Palmares. Ultimamente ele vinha ocupando a Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Relacionadas